quinta-feira, 12 de setembro de 2013

INÍCIO DO ANO LECTIVO NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARGA E LIMA, EM LANHESES.

         


 A Escola do Ensino Básico e Secundário do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, em Lanheses, deu início hoje, dia 12 de Setembro, às actividades escolares do ano lectivo de 2013/2014, com uma sessão de recepção aos alunos dos 6º, 7º e 8 e 9º anos de escolaridade. Amanhã, serão recebidos os alunos que irão frequentar a Escola no 5º ano, os quais serão apadrinhados pelos alunos do ensino secundário dos 10º, 11º e 12º anos.

          O Agrupamento é constituído por alunos do ensino pré-escolar, 162 distribuídos por 9 grupos/turmas, 1º ciclo com 268 alunos e 17 turmas, o 2º ciclo com 169 alunos e 8 turmas, e o 3º ciclo com 265 alunos e 12 turmas. No ensino secundário estão matriculados 181 alunos distribuídos por 9 turmas.

          Há no Agrupamento 120 docentes e 63 elementos do pessoal não docente (assistentes operacionais, assistentes técnicos e técnicos superiores).

          É director do Agrupamento Manuel Agostinho Sousa Gomes, o qual tendo vindo a presidir à administração da Escola EB 2,3/S, desde a sua criação em 1989.

          A área de abrangência do Agrupamento estende-se a freguesias das Terras de Geraz, da margem esquerda do Lima, bem com a Vila Mou e Meixedo.

          Nos terrenos da área do complexo escolar foi criado no ano transacto um Núcleo  Museológico Mineiro, numa antiga moradia existente na Quinta da Barrosa onde a Escola está edificada, no qual,  através de utensílios e apetrechos, bem como de documentos da época respeitantes à  actividade mineira da extracção do  estanho e do volfrâmio, se preserva a memória dos lanhesenses que se dedicaram àquela actividade até meados do século passado.

       

2 comentários:

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...