quinta-feira, 18 de abril de 2013

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS - PROGRAMA SAMTHIAGO

              Dado o interesse do tema, dá-se divulgação à iniciativa do ATELIER SAMTHIAGO.


DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS, 2013
"PROGRAMA ATELIER SAMTHIAGO®
18 DE ABRIL, VIANA DO CASTELO
PRÉMIO DE FOTOGRAFIA, SAMTHIAGO 2013 – APRESENTAÇÃO PÚBLICA


Em 2013, a SAMTHIAGO® vem propor um concurso de fotografia sob o tema “Por caminhos da SAMTHIAGO®”. O concurso tem por objetivo divulgar o trabalho de conservação e restauro realizado nos cerca de 80 monumentos em que a empresa teve a oportunidade de intervir ao longo dos últimos 8 anos de trabalho (disponíveis em lista anexa ao regulamento); o concurso pretende ainda, através da fotografia, uma sensibilização geral para a temática do património, em especial a sua preservação.
O concurso é aberto a profissionais ou amadores, residentes ou não em Portugal; todo o procedimento decorrerá na página oficial da empresa no facebook, em www.facebook.com/samthiago.conservacaoerestauro. Aqui serão carregadas e ficarão disponíveis para votação as obras a concurso, bem como o regulamento do mesmo. Serão atribuidos 3 prémios pecuniários, bem como selecionados os 20 melhores trabalhos para integração de 2 exposições. A atribuição dos prémios e a seleção de metade dos trabalhos será realizada por júri, sendo a outra metade eleita pelos nossos seguidores no facebook. O período de entrega de trabalhos decorrerá entre 01 de maio e 30 de julho, prolongando-se o período de votação on-line até 30 de agosto. Após esta data o júri deliberará quais os restantes selecionados e vencedores.
No próximo dia 18, integrado na comemoração do Dia Internacional dos Monumentos, o espaço Fontinha Gourmet irá acolher a apresentação pública do certame. A partir das 18:30 venha desfrutar de um agradável fim de tarde e ficar a conhecer o projeto e o regulamento do concurso.
   "20 DE ABRIL, FREIXO DE NUMÃO (VILA NOVA DE FOZ CÔA)
VISITA ESTALEIRO ABERTO – IGREJA MATRIZ
10:00-13:00

Visita “Estaleiro Aberto” aos trabalhos de Conservação e Restauro da talha dourada e da pintura sobre madeira da Igreja Matriz de Freixo de Numão.  A Igreja Matriz, em tempos idos um templo pagão, depois Igreja Românica caída com o terramoto de 1755. Reconstruída e ampliada nessa data, como se mantém até hoje, ostenta no interior altares de talha barroca e bustos de S. Pedro em pedra, no interior e exterior, a fazer lembrar à comunidade o seu Padroeiro e protetor. A visita pretende dar a conhecer a intervenção, bem como o património de Freixo de Numão, estando previsto um passeio durante a tarde pela vila e a entrada, gratuita e orientada, no Museu da Casa Grande. Existe ainda a possibilidade de reserva para almoço.

PROGRAMA DA VISITA09H30                   Receção dos participantes e distribuição de documentação - Igreja Matriz
10H00                   Comunicações sobre a História da Igreja e a intervenção em curso

11H00                   Visita guiada aos trabalhos em estaleiro
13H00                   Almoço (necessária inscrição e pagamento prévio)
15H00                   Passeio guiado pela vila e seus locais mais emblemáticos
16H00                   Visita orientada e gratuita ao Museu da Casa Grande

Inscrição no evento obrigatória e gratuita (excluindo almoço), com limite de 20 participantes. Informações e inscrições para o email
geral@samthiago.com ou telefone 258825385, até 19 de abril. "



Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...