quinta-feira, 14 de outubro de 2010

PORTAGENS NAS SCUT: "SUSPENSÃO IMEDIATA", RECLAMA DEFENSOR.

Deputado socialista pede suspensão imediata das portagens nas SCUT  

O deputado socialista Defensor Moura reclamou hoje à “imediata suspensão” do processo de introdução de portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT), exigindo a redefinição do critério de isenções e uniformização do custo por quilómetro.

         Em requerimento dirigido ao ministro das Obras Públicas, Defensor Moura, candidato à presidência da República, considera “mal planeado e malfadado” o processo de introdução das portagens consubstancia “uma injustificada discriminação negativa das três vias da região norte, com o início da cobrança cinco meses antes das quatro restantes”.

        Além desta disparidade temporal, o ex-autarca de Viana do Castelo e actual o candidato à Presidência da República critica ainda as diferenças do custo por quilómetro nos diversos lanços das SCUT.

        “Numa breve análise, pude detectar custos entre 2,9 e 18,3 cêntimos por quilómetro, acontecendo ainda que o custo mais elevado se verifica nos lanços situados nos concelhos com mais baixo poder de compra”, lê-se no requerimento.

        Defensor Moura defende “um critério simples de custo por quilómetro uniforme e mais reduzido, com isenções a partir de um determinado número de utilizações a fixar por mês, para os utilizadores frequentes e as actividades económicas”.

        O deputado critica igualmente a delimitação geográfica das áreas com isenções e descontos de pagamento das portagens.

        Nas três SCUT da região norte, integram as isenções os concelhos situados a menos de 10 quilómetros das vias, enquanto nas restantes quatro SCUT são incluídos todos os concelhos que integram as Nuts III atravessadas pelas vias, alguns dos quais, segundo Moura, ficam a 60 quilómetros.

       O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo também não concorda com o critério das isenções, considerando que “o que seria um meritório objectivo, de proteger as actividades económicas e os utilizadores frequentes, sofreu uma incompreensível distorção”.

       “Ao isentar-se as dez primeiras passagens e introduzir reduções nas seguintes, está a beneficiar-se o utilizador ocasional em vez do utilizador frequente, o que, provavelmente, até redundará numa indesejável redução da receita a arrecadar pelo Governo com as portagens”, argumentou.

        Para Defensor Moura, tudo isto redunda em “disparidades e injustiças, completamente incompreensíveis”, entre regiões do país e entre utilizadores da mesma região, pelo que apela à suspensão de todo o processo.

        O Governo anunciou para 15 de Outubro o início de cobrança de portagens nas três SCUT do norte.

        Amanhã, o plenário da Assembleia da República vai votar duas propostas de suspensão da cobrança de portagens - apresentadas pelo BE e PCP.



(Público online-Lusa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...