domingo, 10 de abril de 2022

OS MINEIROS E OS MINÉRIOS NO RENOVADO NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LANHESES (Viana do Castelo)

 

                  Corredor da entrada (início) de sentido único

O Núcleo Museológico do Património Mineiro da Escola  EB 2,3/Secundário, do Agrupamento Escolar d'Arga e Lima foi inaugurado em 15.10.2012 (v.g. divulgação neste blogue da cerimónia de abertura); recentemente, todo o espaço interior sofreu profunda remodelação conferindo-lhe uma visão de modernidade e ampliação de informação virtual e em espécie. 

  A estrutura interior é formada por um corredor de sentido único ao longo do qual são expostos em montras iluminadas os mais diversos elementos utilizados na exploração mineira, rochas de volfrâmio cristalizado, machados de trituração, picaretas e utensílios de perfuração mineira artesanal. Nas paredes, em português e inglês, consta a informação sobre a utilidade e história dos objetos expostos. Há, ainda, livros de escrita manual relacionados com a concessão de alvará de exploração, bem como um plasma para visualização e audição de dezasseis personagens que relatam estórias e factos por eles vividos relacionados com a época de exploração mineira nas freguesias de Meixedo e Lanheses. Logo à entrada os visitantes dispõem de um monitor virtual pelo qual podem aceder a dados fotográficos e a mapas com trilhos respeitantes ao GEOPARQUE do Alto Minho.

 

               Placas informativas no portal de entrada da Escola
 

   O curioso e importante museu não tem (ainda) a divulgação que a sua relevância justificaria quer localmente quer para o público em geral, designadamente, para o turismo. Serve, naturalmente, a população escolar do Agrupamento e de outras instituições similares, mas o mesmo não se verifica com idêntica anuência na comunidade local que, em grande parte, desconhece a existência deste novo espaço museológico bem como a possibilidade de (gratuitamente) poder visitar o museu, o qual, em todos os sábados, a partir das 10:00h o pode fazer, com acompanhamento personalizado de um apresentador preparado para prestar esclarecimentos adicionais sobre os conteúdos expostos e adicionais à história das explorações mineiras havidas ao longo dos séculos na área estrita do Geoparque.

    O acesso ao museu é gratuito sendo feito pelo portão principal da Escola Secundária, situada na Alameda 25 de Abril, o qual ocupa a habitação restaurada da casa dos caseiros anexa à antiga Quinta da Barrosa.

   . 

                 Corpo principal da Escola EB 2,3/Secundária


                VISÃO FOTOGRÁFICA DO MUSEU (parcial)

Pessoas com depoimentos gravadas relacionados com a exploração mineira ocorrida no período de II Grande Guerra.






























Fotos e texto:
Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...