segunda-feira, 18 de abril de 2022

COMPASSO PASCAL CHEGOU A MEIA CENTENA DE FAMÍLIAS

     


     Decorreu de modo atípico a festa pascal do corrente ano em Lanheses (Viana do Castelo), quer quanto ao número de famílias que receberam a visita do Compasso no domicílio, quer no número de dias em que a cerimónia decorreu. Com efeito, anuíram "abrir a porta" ao Compasso Pascal de modo tradicional cerca de meia centena de lares, tendo a visita decorrido apenas num único dia quando, habitualmente, ocupava o domingo e a segunda-feira seguinte.   

     A comitiva pascal estava constituída pelo pároco residente Daniel da Silva Rodrigues, pelo Mordomo da Cruz em exercício Manuel Rogério, do Lugar do Romão, duas jovens vestindo o traje típico minhoto e um dos filho do Mordomo encarregado da recolha de prováveis donativos. No interior, decorria a cerimónia protocolar adequadas à celebração com as citações respeitantes à Ressurreição de Cristo constantes de uma apostilha previamente distribuida , sendo a cerimónia concluída com a concessão da benção aos presentes dada pelo sacerdote seguida de cânticos próprios da festa pascal. Por força das limitações sanitárias aplicadas a atos desta natureza não foi permitido o tradicional "beijo da Cruz".

     Para percorrer o itinerário na freguesia desenhado para cumprir apenas em um dia, a comitiva pascal fez-se deslocar em duas viatura automóveis, sendo que numa seguia, à frente, o padre da paróquia e o mordomo na caixa aberta levantando a Cruz visível ao público e na segunda a demais composição da comitiva.

    Em formato económico não deixou contudo de ser cumprida na freguesia de Lanheses a tradição da Páscoa cristã.

    Remígio Costa 





Fotos: doLethes

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...