segunda-feira, 5 de agosto de 2019

CELEBRAÇÃO DAS BODAS DE PRATA SACERDOTAIS DO PADRE DANIEL JORGE DA SILVA RODRIGUES.


        O pároco residente da Paróquia de Santa Eulália de Lanheses e São Paío de Meixedo, da Diocese de Viana do Castelo, padre DANIEL JORGE DA SILVA RODRIGUES, completou no dia 31 de julho último vinte e cinco anos sobre a data da sua Ordenação Sacerdotal, pelo que as associações ativas das comunidades que pastoreia, os seus familiares e amigos próximos, e a população em geral aderente, desejaram comemorar a efeméride numa manifestação de profundo reconhecimento e admiração pela ação altamente devotada e profícua da vida e obra do notável sacerdote. 

   O padre Daniel Rodrigues, natural da freguesia de S. Pedro de Arcos do concelho de Ponte de Lima, com família ramificada em Lanheses, tinha obtido a Ordenação como Diácono em 01.08.1993, assumindo desde há cerca de duas décadas a orientação espiritual das referidas paróquias.

   O Ato de Ação de Graças constante das intenções dos promotores da homenagem continha a celebração da Eucaristia Solene, e um lanche-convívio a decorrer no pavilhão gimnodesportivo da Casa do Povo local.

   Assim, pelas 16:30 horas do domingo dia 5 de agosto, num palco amovível levantado no pátio exterior da Casa secular dos Condes de Almada, de que é atual titular D. Lourenço d'Almada, teve lugar a Eucaristia Solene presidida pelo pároco Daniel Rodrigues sendo acolitado por Monsenhor Sebastião Ferreira, Vigário da Cúria da Diocese, entre outros sacerdotes presentes no palco; na breve homilia que proferiu, o Celebrante reafirmou o valor da oração ensinando que ela é "um machado que abre o coração de Deus", conceito sob o qual teceu a sua asserção improvisada.

   O acompanhamento musical do Ato esteve a cargo de um coro misto constituído por elementos de cinco paróquias distintas.

   Antes da Benção Eucarística final, usou da palavra Monsenhor Sebastião Ferreira para salientar a intensa, muito meritória e profícua ação do padre Daniel Rodrigues adquiridas no exercício de cargos relevantes na Cúria Diocesana e no exercício paroquial, bem como na Casa Sacerdotal de que é atual presidente da direção.

  Diversas associações e entidades ligadas aos fins da Igreja Católica fizeram questão de oferecer ao homenageado lembranças pessoais, destacando-se uma brochura relacionada com o culto Mariano em Portugal, cujo estudo específico e missão especial lhe foi confiada.

  Com o entardecer do dia agora mais tépido e a aproximação da hora do início do lanche-convívio, foi-se lentamente esvaziando o pátio do vetusto e belo solar da Família dos Condes de Almada, amavelmente mais uma vez disponibilizado à comunidade lanhesense.


 







   
















   
Nota do gestor do blogue: o facto de algumas fotografias mostrarem cadeiras desocupadas tem a ver com a procura das pessoas presentes por pontos de sombra existentes no local, dada a intensidade solar que se fazia sentir à hora da Eucaristia, que as fotografias não cobriram.

Fotos: doLethes 
Remígio Costa 
    

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...