segunda-feira, 29 de julho de 2019

REGISTO FOTOGRÁFICO DA GRANDIOSA PROCISSÃO DA ROMARIA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES, em Lanheses, Viana do Castelo.



 REGISTO FOTOGRÁFICO DOS ASPETOS MAIS SIGNIFICATIVOS DA SOLENE PROCISSÃO

                      ANDOR DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES 
       
        No seguimento do que tem vindo a verificar-se nas sucessivas edições das festas em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, a expectante e solene procissão com que culminam os diferentes atos religiosos do programa das festividades, decorreu com a habitual adesão popular e a grandiosidade que lhe é amplamente reconhecida. Na realidade, a participação e a aproximação em rigor da composição dos quadros bíblicos, os seus ornamentados andores, as jovens vestindo os tradicionais trajes regionais minhotos adornados a ouro, o alinhamento ordenado dos figurantes, em grande número as crianças, a compenetração dos elementos que encarnam as diferentes personagens, as Confrarias com as suas bandeiras, os juízes de vara e opas vermelhas, a fanfarra a marcar a cadência da marcha, os romeiros em cumprimento de promessas alinhados em duas filas e os seus acompanhantes, constituem um séquito alongado que se aproxima, em extensão, em metade do itinerário a cumprir. O Juiz perpétuo representante da Casa do Paço, dos Condes de Almada. As entidades, autárquicas e autónomas locais e concelhias representadas pelos responsáveis. Ao longo do percurso que tem vindo a ser cumprido nas últimas décadas, grupos de cidadãos, com ou sem mobilidade, alinham-se junto aos passeios da via ou nas sacadas das habitações e concentram-se sobretudo no centro cívico da Freguesia, o Largo Capitão Gaspar de Castro, assistindo em respeitoso silêncio à marcha demorada do alinhamento processional. 

      Uma hora e quarenta minutos após ter saído, o andor com a imagem do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, sobraçando com o braço esquerdo a Cruz do Supremo suplício, suportado no vigor e na força de uma vintena de mordomos, transpõe em segurança a porta da Igreja paroquial. 

                               #=#=#=#=# =#=#=#=

    

      





                                            SAÍDA DA PROCISSÃO: 16:00 HORAS









































































                     SOB O PÁLIO, O PÁROCO RESIDENTE DA PARÓQUIA DE LANHESES, DANIEL JORGE DA SILVA RODRIGUES, E A SEU LADO O SACERDOTE MANUEL VALE.




D. LOURENÇO D'ALMADA, TITULAR DA CASA DOS CONDES DE ALMADA, JUIZ HONORÁRIO PERPÉTUO DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES























                 
                                                  FECHO DA PROCISSÃO






INTERIOR DA CAPELA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES


                                REGRESSO DA PROCISSÃO AO ADRO




























                                     TERMO DA PROCISSÃO: 17:40 HORAS

                                 DESPEDIDA DE FANFARRA DA PONTE DA BARCA








 CORTEJO DAS MORDOMAS - TABULEIROS (VISTA PARCIAL)














































































FOTOS: do LETHES 
Remígio Costa



4 comentários:

  1. Félicitations pour ce très beau reportage merci

    ResponderEliminar
  2. Comentários de 29 e 30 de julho.

    Estou muito grato pelos comentários que me foram dirigidos. São dois, mas valem por centenas que ficaram nas intenções de quem passou pelo álbum e não lhe mereceu idêntico gesto. Por vós, sinto-me recompensado das cerca de oito horas passadas na recolha, seleção e lançamento no blogue das imagens, da privação da manhã e tarde do domingo e em algumas horas da manhã e tarde de segunda-feira, por coincidência dia do meu aniversário, para disponibilizar em tempo o acesso às fotos obtidas a quem interessasse. Isto, a recuperar de uma cirurgia coronária recente a exigir poupança de esforço e cansaço excessivo.

    Com razões para vos agradecer. Um, é consolo. Dois, alegria.

    Abraço.

    Remígio.

    ResponderEliminar
  3. Merci encore continuez votre travail si bien fait

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...