segunda-feira, 29 de julho de 2019

REGISTO FOTOGRÁFICO DA GRANDIOSA PROCISSÃO DA ROMARIA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES, em Lanheses, Viana do Castelo.



 REGISTO FOTOGRÁFICO DOS ASPETOS MAIS SIGNIFICATIVOS DA SOLENE PROCISSÃO

                      ANDOR DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES 
       
        No seguimento do que tem vindo a verificar-se nas sucessivas edições das festas em honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, a expectante e solene procissão com que culminam os diferentes atos religiosos do programa das festividades, decorreu com a habitual adesão popular e a grandiosidade que lhe é amplamente reconhecida. Na realidade, a participação e a aproximação em rigor da composição dos quadros bíblicos, os seus ornamentados andores, as jovens vestindo os tradicionais trajes regionais minhotos adornados a ouro, o alinhamento ordenado dos figurantes, em grande número as crianças, a compenetração dos elementos que encarnam as diferentes personagens, as Confrarias com as suas bandeiras, os juízes de vara e opas vermelhas, a fanfarra a marcar a cadência da marcha, os romeiros em cumprimento de promessas alinhados em duas filas e os seus acompanhantes, constituem um séquito alongado que se aproxima, em extensão, em metade do itinerário a cumprir. O Juiz perpétuo representante da Casa do Paço, dos Condes de Almada. As entidades, autárquicas e autónomas locais e concelhias representadas pelos responsáveis. Ao longo do percurso que tem vindo a ser cumprido nas últimas décadas, grupos de cidadãos, com ou sem mobilidade, alinham-se junto aos passeios da via ou nas sacadas das habitações e concentram-se sobretudo no centro cívico da Freguesia, o Largo Capitão Gaspar de Castro, assistindo em respeitoso silêncio à marcha demorada do alinhamento processional. 

      Uma hora e quarenta minutos após ter saído, o andor com a imagem do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, sobraçando com o braço esquerdo a Cruz do Supremo suplício, suportado no vigor e na força de uma vintena de mordomos, transpõe em segurança a porta da Igreja paroquial. 

                               #=#=#=#=# =#=#=#=

    

      





                                            SAÍDA DA PROCISSÃO: 16:00 HORAS









































































                     SOB O PÁLIO, O PÁROCO RESIDENTE DA PARÓQUIA DE LANHESES, DANIEL JORGE DA SILVA RODRIGUES, E A SEU LADO O SACERDOTE MANUEL VALE.




D. LOURENÇO D'ALMADA, TITULAR DA CASA DOS CONDES DE ALMADA, JUIZ HONORÁRIO PERPÉTUO DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES























                 
                                                  FECHO DA PROCISSÃO






INTERIOR DA CAPELA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES


                                REGRESSO DA PROCISSÃO AO ADRO




























                                     TERMO DA PROCISSÃO: 17:40 HORAS

                                 DESPEDIDA DE FANFARRA DA PONTE DA BARCA








 CORTEJO DAS MORDOMAS - TABULEIROS (VISTA PARCIAL)














































































FOTOS: do LETHES 
Remígio Costa



4 comentários:

  1. Félicitations pour ce très beau reportage merci

    ResponderEliminar
  2. Comentários de 29 e 30 de julho.

    Estou muito grato pelos comentários que me foram dirigidos. São dois, mas valem por centenas que ficaram nas intenções de quem passou pelo álbum e não lhe mereceu idêntico gesto. Por vós, sinto-me recompensado das cerca de oito horas passadas na recolha, seleção e lançamento no blogue das imagens, da privação da manhã e tarde do domingo e em algumas horas da manhã e tarde de segunda-feira, por coincidência dia do meu aniversário, para disponibilizar em tempo o acesso às fotos obtidas a quem interessasse. Isto, a recuperar de uma cirurgia coronária recente a exigir poupança de esforço e cansaço excessivo.

    Com razões para vos agradecer. Um, é consolo. Dois, alegria.

    Abraço.

    Remígio.

    ResponderEliminar
  3. Merci encore continuez votre travail si bien fait

    ResponderEliminar

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA TRADICIONAL

(Em 2012)           As cerimónias da Páscoa têm início no Domingo de Ramos, anterior ao Dia de Páscoa, em que decorre o ato da benção das ...