segunda-feira, 23 de julho de 2018

PROCISSÃO IMPONENTE ENCERRA RITUAL RELIGIOSO DA ROMARIA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES, em Lanheses, Viana do Castelo.


         Sob sol e temperatura inclementes, decorreu neste quarto domingo de julho a notável procissão da Romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, culminado de modo brilhante o primeiro fim e objetivo da tradicional manifestação religiosa da comunidade lanhesense. 

      O relógio da torre sineira da Igreja paroquial de Santa Eulália de Lanheses marcava 16:07 horas quando o séquito iniciou o cumprimento do percurso na distância estimada de 1,5 km, descendo pela rua da Estrada da Igreja, seguindo pela Avenida 25 de Abril, rua Condes de Almada, Largo Capitão Gaspar de Castro (Centro cívico), retomando no sentido ascendente o percurso inicial para  terminar uma hora e trinta minutos após o seu início.

      Com dezenas de figurantes de todas idades a participarem de modo individual personificando figuras ou integrados em quadros bíblicos, sete andores, numerosos romeiros e cumpridores de promessas, grupo de juízes de toga vermelha segurando cada uma vara de metal cromado, grupos de jovens lavradeiras vestindo fatos regionais, uma banda de música a cadenciar o ritmo do andamento, e elevado número de pessoas em grupos resguardados por sombra ao longo do trajeto, foi notável a concentração e observância da ordem dos figurantes sob um clima excecionalmente causticante, bem como a atitude respeitosa e de interiorização por parte dos componentes da extensa representação e dos assistentes em geral.

     Presidiu aos atos litúrgicos da Romaria, o pároco residente das paróquias de Santa Eulália de Lanhese e S. Paio, de Meixedo, padre Daniel da Silva Rodrigues.

     Sabendo-se da dificuldade crescente em encontrar elementos voluntários dispostos a fazer parte do figurativo deste grandioso ato arreigado na tradição da comunidade de Lanheses, e se responsabilize pela sua complicada  organização, reconheça-se e felicite-se quem tão generosa e proficientemente assume tão desgastante quanto relevante tarefa, dedicada e graciosamente.

                ÁLBUM FOTOGRÁFICO

      Da galeria de fotografias agora publicadas, constam algumas respeitantes ao desfile de tabuleiros preparados pelos Lugares da freguesia e destinados ao leilão, obtidas em andamento no curto trajeto entre o cruzeiro do início da rua da Rebiqueira e o adro, pelo que nem todos puderam ser fotografados nesse momento, nem no decorrer do leilão por força de algum desgaste físico pessoal desmotivante.

      1 - DA PROCISSÃO (SAÍDA)



































































2 - PROCISSÃO (REGRESSO)



















3 - DESFILE DE MORDOMAS - TABULEIROS
















Fotos: doLethes
Texto: Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...