segunda-feira, 9 de julho de 2018

BISPO DA DIOCESE PRESIDIU À CERIMÓNIA DO SANTO CRISMA EM LANHESES.


                      O grupo de crismados pelo Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, onde estão incluídos os padres Daniel Rodrigues e Manuel Alves V. Costa.
  
    D. Anacleto Oliveira, bispo da Diocese de Viana do Castelo, com uma comunidade cristã católica de cerca de 340 000 crentes, orientou pessoalmente e presidiu no último findo de semana, na freguesia de Lanheses daquele concelho e distrito, nos dias 6 e 7 de julho, a solene cerimónia da Confirmação pelo Crisma a quinze batizados de ambos os sexos e diferentes idades, sendo catorze das paróquias de Santa Eulália de Lanheses, nove, de São Paio de Meixedo, cinco, e um da de Arcos do concelho de Ponte de Lima. 

   O Solene cerimonial da administração do Crisma decorreu na Igreja paroquial da mencionada freguesia no decorrer da Eucaristia dominical, a qual foi presidida pelo Senhor Bispo D. Anacleto Oliveira, tendo sido coadjuvado pelo pároco residente das paróquias de Santa Eulália de Lanheses e de S. Paio de Meixedo, padre Daniel da Silva Rodrigues, e ainda pelo padre Manuel Alves V. Costa.

  Usando da sua peculiar forma de comunicar que o identifica e que prima pela leveza e simplicidade discursiva, intuição de empatia através de referências elogiosas e sentido de fino humor, D. Anacleto orientou a homilia da Eucaristia Crismal no sentido de um diálogo com os crismandos recorrendo a elementos colhidos individualmente no decorrer do encontro vespertino de preparação prévia do Ato havido na noite anterior no Centro Paroquial por ele promovido e que orientou, revelando nominalmente o que cada um deles respondeu às duas perguntas por ele propostas naquela sessão: "O que é que espero da Igreja?", e "o que é que a Igreja espera de mim?".

  No estrito cumprimento do ritual do Crisma decorreu seguidamente a administração individual dos santos óleos perfumados, tendo cada um dos crismandos autopropostos comparecido e ajoelhado junto à ara da capela-mor onde o Senhor Bispo lhes traçou na testa o sinal da confirmação, e felicitou com abraço convicto e palavras de simpatia. Foi particularmente relevante o facto de um dos ungidos ser casado, professor do ensino secundário, tendo sido o próprio filho, menor e estudante e um dos crismado na mesma cerimónia, o padrinho do seu progenitor.

  Dada por finda com a benção à numerosa assembleia que participou na Eucaristia, Sua Exª Revª D. Anacleto Oliveira, já desparamentado, sorridente e sempre afável, recebeu e concedeu cumprimentos informais a todos os que a ele se dirigiram.

  Uma menção muito especial para a magnífica prestação coral do jovem Grupo Coral Paroquial de Lanheses, nesta cerimónia ainda mais valorizado pela colaboração especial de dois jovens músicos convidados.(ler comentário -esclarecimento) inserido na caixa sobre a verdadeira identidade do Grupo Coral).

   














































Fotos: doLethes
Remígio Costa



G

2 comentários:

  1. Parabéns pelo bonito texto.
    Apenas um pequeno reparo ao autor. O grupo que animou a cerimónia foi a JAM- Juventude Alegria de Maria. Grupo existente na paróquia de Santa Eulália à mais de 10 anos.
    Contou com 2 elementos como bem disse,de uma paróquia vizinha,local onde também está presente a JAM
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olívia Lima:

      Grato pelo esclarecimento. Reparei que o nome da JAM estava nas camisolas, mas confesso que não prestei atenção a quem as vestia. Daí que pensasse pertencessem ao Grupo Coral. Peço desculpa.

      Remígio Costa

      Eliminar

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...