domingo, 22 de novembro de 2015

O FUTEBOL DA NOSSA TERRA

AF Viana do Castelo
Primeira Divisão
Estádio 15 de Agosto, em Lanheses (Viana do Castelo)
2015.11.22




                       UD LANHESES, 1 - Cerveira, 2
                                                    (ao intervalo: 1-1)


                - MORTE DEVASTOU A EQUIPA DO UD LANHESES
                - INSÓLITO: GNR "EXPULSA" JOGADOR DO UDL
                - UD LANHESES TERMINA O JOGO COM OITO JOGADORES
                - ÁRBITRO DO JOGO É DE CAMINHA A "DOIS PASSOS" DE CERVEIRA
                - CERVEIRENSES CHEGAM À VITÓRIA NO FIM DO TEMPO DE COMPENSAÇÃO (90'+5'), com mais dois jogadores em campo
                - "Vista grossa" de Morte a um derrube inequívoco dentro da área a jogador do UDL, aos 49', perdoando aos visitantes um penalti e uma expulsão.

      GOLPE FINAL AOS 90'+5' (1-2) - Morte andava por perto


           Ninguém poderia prever o que viria a ser a segunda parte do jogo entre o UD Lanheses e o Cerveira, depois do espetáculo agradável e bastante bem jogado a que se tinha assistido no primeiro. Com efeito os lanhesenses surpreenderam pela positiva pela forma como estavam a enfrentar um dos principais candidatos à vitória na prova, batendo-se com a  equipa forasteira "olhos nos olhos", sem sequer acusar a desvantagem no marcador com apenas 21' da partida e quando estava por cima do jogo, vindo a estabelecer a igualdade no resultado aos 32', por Kitos, num remate fora do alcance do guarda redes.
                       Sem que nada o fizesse prever pois no período inicial o seu trabalho tinha sido impecável, o árbitro João MORTE "entrou" no jogo a favor do Cerveira e desfez em cacos as pretensões da equipa da casa de chegar ao triunfo, deixando de assinalar uma grande penalidade por derrube de um avançado lanhesense quando este ultrapassou a defesa e ficou apenas com o guarda redes pela frente. Porém, o mais insólito e incrível das suas opções, foi a de mandar sair do relvado antes do início da segunda parte o jogador Amaral da equipa do UDL, ao que parece por indicação de um agente da autoridade que, no intervalo e já dentro do balneário, lhe terá dado conhecimento de uma agressão a um atleta da equipa visitante que Morte e a sua equipa não tinham visto!!! Ao longo da segunda parte, este árbitro que é natural de Caminha a poucos quilómetros de Cerveira, expulsou mais dois jogadores dos locais que ficaram reduzidos a oito elementos e o próprio delegado ao jogo, Jorge Brito, bem como, aos 89' a um jogador dos visitantes. Após validar o golo da vitória do Cerveira, aos 90'+5',MORTE, apitou para o termo do encontro.
Chocante o desnorte do sr. MORTE na etapa complementar com uma atuação que influenciou o resultado deste jogo e fragilizou para o futuro a equipa de Lanheses, num momento em que a equipa de Guilherme Brito dava indícios de clara melhoria de jogo e de recuperação na tabela classificativa. 


                                 MORTE E OS SEUS AUXILIARES

João Morte foi o árbitro do UD Lanheses - Chafé (2-3) realizado em 19.09 e sobre o seu trabalho escrevi:

       A turbulência ocorrida no desenrolar da partida e deu  motivo a expulsões não pode ser apenas assacada  aos jogadores envolvidos nos lances que as originaram mas também ao árbitro João Morte, pelo recurso drástico e arbitrário na exibição de cartões. A amostragem de dois cartões amarelos a Fonseca da equipa da casa cujo segundo resultou na sua expulsão estavam decorridos 35' de jogo mostra a tendência viciada de castigar recorrendo a cartões. Se no lance da simulação de  falta dentro da grande área que de facto não existiu, já o que causou a expulsão não tem fundamento porque o jogador, embora fora da área, foi efetivamente rasteirado. E, mesmo que a falta não tivesse existido e o jogador caísse propositadamente, o lance poderia ter passado despercebido porque a equipa do Chafé ficou da posse da bola e partia rápido para a frente, não tendo o jogador do UDL feito gestos exagerados. Na expulsão dupla que viria a acontecer estavam decorridos cerca de 20' do segundo tempo, não tenho opinião própria porque não tive visão direta do lance. Porém, pessoas credíveis com que estavam perto de consideraram que a envolvência dos dois atletas não merecia punição tão drástica e o amarelo equitativo seria suficiente. No lance perto do fim do jogo a que me referi acima, vi que o árbitro hesitou pois esboçou o gesto de levar o apito à boca mas não posso garantir que se tivesse apitado castigaria ou guarda redes ou o jogador da casa (Faizão?).



O UDL alinhou: Fonseca, Amaral, Faizão, Tiago, Trindade, Rui Sá, Queirós, Kitos, Peixe, Faneca, Pedrinha. Jogaram ainda: Marco, 79', Tiago Castro, 55' e Ribeirinho, 66'.






JORNADA 11

29/11ADC Correlhã-Atl. Arcos
ARC Paçô-Vitorino de Piães
Monção-FC Vila Franca
Castelense-AD Campos
Ponte da Barca-SC Courense
Cerveira-AD Chafé
Vila Fria-UD Lanheses
Valenciano-GD Moreira do Lima

        

6 comentários:

  1. AUL e um clube "privado" de uma familia !…por isso esta onde esta…e nao vais
    passar senao pelo caminho que tudo inflizmente indicam os resultados…Demita-se
    a direcao o treinador e vamos comecar tudo de novo com nova gente...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo das 14:56

    Muito bem! Haja quem se chegue à frente! Homens assim é que o UD Lanheses necessita. Com ideias novas e capacidade PARA O TRABALHO. Vamos acabar com os "Salgadinhos" desta terra...e, já com a cerveja!



    ResponderEliminar
  3. Nao me diga que tambem sao alcoolicos!!! Nao nao creio, apenas estao a monopolizar nao deixando entrar para socios aqueles que poderao destabilizar as assembleias e apoderarem-se do clube…Ha e houve muita gente capaz.(A comecar
    por si).

    ResponderEliminar
  4. Amigo Anónimo das 19:04

    Esta direção do UDL rejeita sócios!? A sério!? Abaixo! Fora! Vamos correr com eles, já! Com coligação ou sem ela. Onde já se viu!?

    Eu estarei sempre disponível para o que der e vier, mas, por agora, ando a tratar das canelas amolgadas pelas biqueiradas que tenho levado. Vou pagando a quotinha, compro a rifinha de entrada no ESTÁDIO quando vou ver os jogos e, não querendo de modo algum baixar o meu número 6 de sócio à custa dos adeus dos que me precedem, mantenho a firme convição de ainda poder chegar a number one, como o Mourinho.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. De anónimos a nossa terra está cheia... dar a cara á poucos!!!
    Como esse senhor que está a escrever como anónimo.
    Se tiver coragem dê a cara...
    Cumprimentos

    César Oliveira

    ResponderEliminar
  6. De acordo com o Sr Cezar de quintas culunas esta lanheses cheio quel trabalhe , muito pouccos ´relva no campo gracas' a quel de novo futebol n'a terra gracas a quel Claro que nao se ganham Todos os jogos ´ e ai dans pour cima os arbitos foi o que se veu ´ quem viu porque se calhar quem critica nao esta a la .forca rapazes David Pereira. Sempre lanhezense

    ResponderEliminar

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA TRADICIONAL

(Em 2012)           As cerimónias da Páscoa têm início no Domingo de Ramos, anterior ao Dia de Páscoa, em que decorre o ato da benção das ...