sábado, 7 de novembro de 2015

FEIRA DOS SANTOS EM TEMPO DE S. MARTINHO.

              
 

            O Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, em Lanheses, Viana do Castelo, tem vindo a organizar anualmente, com a colaboração dos alunos, pais e encarregados de educação, uma pequena feira batizada como "Feira dos Santos" porque coincide regularmente com a data da celebração do dia de todos os santos, mas que, por razões desfavoráveis do tempo àquela data, foi adiada e ocorreu hoje em simultâneo com a feira quinzenal.

            Com um tempo muito favorável a sugerir a aproximação do chamado Verão de S. Martinho, o certame atraiu ao recinto do pátio de entrada da Escola Secundária onde o evento ocorreu um número muito significativo de pessoas que se dispersavam pelas numerosas bancas de venda bem abastecidas de múltiplos produtos da lavoura tradicional, de aves de capoeira e animais de criação doméstica, broa caseira, cereais, compotas artesanais, mel, doces, bolos, bebidas e licores artesanais, panos bordados e, um tanto surpreendentemente mas muito a propósito, rojões quentes preparados na hora e, vejam só, também febras de porco no espeto tostado nas chamas do carvão por mãos hábeis e experimentadas.




             Passou-me despercebida a feira pois não dei conta de que tivesse sido muito publicitada. Passei no local como costumo fazer quando acontece a feira quinzenal desta freguesia e fiquei algo surpreendido ao deparar com o movimento que se verificava no recinto escolar. Todavia, há que registar o interesse que o evento desperta entre a população escolar do Agrupamento, não obstante continuar a notar-se um incompreensível alheamento por parte da comunidade lanhesense pelas iniciativas levadas a cabo por esta prestigiada Instituição de ensino público, a qual merece lhe seja reconhecido o contributo incomensurável que vem disponibilizando desde há 25 anos a todos os que se interessam pela valorização pessoal e coletiva participando, cada um segundo os seus interesses e preferências culturais, nos serviços que lhe são facultados sem quaisquer encargos. 

             Será que as nozes são mesmo só para quem tem dentes!?

             O produto líquido da feirinha será aplicado nas atividades lúdicas e em material escolar dos alunos do Agrupamento.

                       A FEIRINHA, EM IMAGENS:






























 

              A FEIRA QUINZENAL EM IMAGENS:








 

             Fotos: doLethes
          Remígio Costa

           

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...