sábado, 19 de fevereiro de 2011

É DE LANHESES, O NOVO BISPO AUXILIAR DO PORTO.

   O cónego foi, esta manhã, nomeado pelo Papa Bento XVI. 

            O cónego, PIO GONÇALO ALVES DE SOUSA, é natural de Lanheses onde nasceu em 1945, tendo estudado e exercido a sua actividade eclesiástica e académica em Braga, mantendo sempre uma estreita ligação com a família e a terra onde nasceu.
            Actualmente no exercício do cargo de decano da Sé Primacial de Braga, Pio Gonçalo é Doutorado em Teologia Patrística pela Universidade de Navarra, sendo ainda docente desde 1987 na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
             Entre 1994 e 2000 e 2002 a 2004 foi, respectivamente, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e vice-presidente do Instituto de História e Arte Cristã e Director do Arquivo Diocesano. Desde 2003 que Pio Gonçalo Alves de Sousa vinha a exercer, cumulativamente, as funções de professor catedrático na Universidade Católica Portuguesa e de Cabido da Sé de Braga.
            D. Jorge Ortiga,  actual arcebispo de Braga, enalteceu e agradeceu a "dedicação, competência e empenho", do novo bispo, salientando que "a nomeação de um seu sacerdote para o serviço episcopal enche-nos de alegria e gratidão", destacando ainda o percurso de Pio Gonçalo "nos diversos cargos que lhe foram atribuídos" e que esta nomeação "honra", também, a própria Diocese de Braga.
             D. Manuel Clemente, bispo da Diocese portuense, comentou a nomeação do seu novo auxiliar, declarando: "Reconheço especialmente a generosidade e fé com que aceitou este exigente cargo eclesial"

             Em declarações feitas à Rádio Renascença (RR), disse o novo bispo auxiliar da cidade invicta:

"Como é que recebeu esta nomeação? 

Esta nomeação colhe-me no meio de todo um conjunto de projectos a curto, médio e longo prazo nas instituições a que estou ligado, a Universidade Católica em Braga e o Cabido da Sé de Braga. É lógico que ninguém é imprescindível, não é isso que me preocupa, preocupa-me começar novas tarefas, mais uma vez na minha vida.

Tenho alguma experiência pela minha actividade eclesial, de qualquer modo são muitas mais as novidades do que aquilo que posso conhecer. Confio em Deus, confio na ajuda das pessoas com quem vou trabalhar, de modo especial o Sr. D. Manuel, pessoa que muito estimo, e espero poder corresponder minimamente àquilo que o Santo Padre espera de mim neste momento.

Torna-se bispo numa altura difícil, o panorama não é fácil para a Igreja na Europa… 

Eu trabalho no âmbito da minha formação teológica a história da Igreja nos primeiros séculos, o que me ajuda a perceber que ao longo da vida da Igreja sempre houve dificuldades. O imprescindível é que saibamos sintonizar com aquilo que é fundamental, e o que é fundamental é a consciência da nossa condição de discípulos de Jesus Cristo e que é ao serviço dele que estamos e depois sintonizar com as dificuldades de cada época de cada ambiente e procurar encontrar humanamente as linguagens mais adaptadas para que a Graça de Deus possa chegar àqueles a quem nos dirigimos.
Na saudação que dirige, depois da nomeação, diz que a prioridade é não fugir de Deus. Quer explicar

O sacrifício que esta tarefa implica, quando aceite livremente não nos dá direito a considerarmo-nos heróis. Cada um está no seu lugar se procuramos fazer aquilo que Deus quer e se é nessa perspectiva que aceitamos as tarefas, então farei o que estiver ao meu alcance, na expectativa de que Deus fará o resto.
É também um conselho que dá aos fiéis da diocese do Porto? 

É com certeza. Temos que saber usar todos os recursos humanos que temos à disposição, as tecnologias e todas as linguagens. De qualquer modo não nos podemos afastar do que é fundamental, e o fundamental é descobrir Deus, encontrarmo-nos com Deus e levar as pessoas a reencontrarem-se com Cristo."
             A cerimónia da ordenação do novo bispo terá lugar na cripta do Santuário do Sameiro e iniciar-se-à às 16 horas do dia 10 do próximo mês de Abril. 

(da agência Ecclesia) 


            

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...