sábado, 5 de fevereiro de 2011

SARRABULHO DE PONTE DE LIMA.

                                                   O LIVRO

           Numa sessão levada a cabo esta manhã na tenda gigante onde está a decorrer "A FEIRA DO PORCO E DAS DELÍCIAS DO SARRABULHO", no Parque da EXPOLIMA, na margem esquerda do Rio Lima a norte da vila de Ponte de Lima, foi apresentado um livro com o título "SARRABULHO de Ponte de Lima" : A Gastronomia da Tradição.

           A apresentação da obra esteve a cargo do Doutor António M. Cardozo, catedrático de Universidade do Porto e, sucessivamente, pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ponte de Lima e presidente da Direcção da Associação Concelhia das Feiras Novas Franclim Castro Sousa,  pelo presidente da Escola Profissional Agrícola e da Confraria do Sarrabulho, engº Amâncio, por um  dos coordenadores da obra e vice-presidente da Escola Agrária, Nuno Vieira e Brito, tendo falado em último lugar do presidente da Câmara de Ponte de Lima, Dr. Vítor Mendes.
                                             Tradição e simpatia.


            Entre a numerosa assistência contavam-se algumas personalidades de destaque da vida pública e empresarial local e nacional, professores e alunos de vários estabelecimentos de ensino locais e do concelho, designadamente a coordenadora da recém criada Academia Sénior do Instituto de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, doutora Ermelinda Jaques, bem como uma das cozinheiras mais afamada na preparação do sarrabulho local.

            O trabalho nasceu a partir de uma iniciativa dos alunos da Escola Agrária de Ponte de Lima, e cuja coordenação pertenceu a Nuno Vieira e Brito e Ana Paula Vale, tendo merecido o apoio do antigo presidente da Câmara de Ponte de Lima, engenheiro agrónomo Daniel Campelo, garantido pelo actual e acima referido presidente daquela autarquia, tendo nele participado um grupo numeroso de qualificados intervenientes.

            A magnífica obra bilingue (inglês) agora dada à estampa faz uma apologia do sarrabulho e das suas origens, a implantação e importância para a gastronomia e cultura de região e para Ponte de Lima, fala da tradicional matança do porco e da relevância do seu significado para as famílias da região minhota, do seu valor económica e social (pensa-se que mil pessoas são envolvidas numa única unidade) das cozinheiras e dos restaurantes que lhe deram a genuinidade e o gosto que lhe granjearam a fama e o prestígio que unanimemente lhe atribuem os seus muitos apreciadores.
                                        Gostos e saberes.

            Esta iniciativa integra-se no propósito de formalizar a certificação da garantia de genuinidade do produto "sarrabulho de Ponte de Lima" e do porco bísaro da região. 

                                                         A Confraria

 Nota: imagens obtidas a partir das fotografias do livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...