quarta-feira, 30 de abril de 2025

LANÇAMENTO DO LIVRO "LANHESES-DA ANTIGUIDADE A VILA CONCELHIA" EM SESSÃO QUE DECORREU NA CASA DOS CONDES DE ALMADA

    

                            Dr.ª Rosa Castro expõe a Obra

   Numa sessão aberta ao público que decorreu ontem terça-feira dia 29 do corrente mês de abril, na Casa dos Condes de Almada (TH) foi apresentada uma obra literária fundamentada na história da criação da freguesia e concelho de Lanheses, com o título "LANHESES - DA ANTIGUIDADE A VILA CONCELHIA", da autoria de ARMANDO ARAÚJO, licenciado em História e inspetor em exercício de funções da PJ (Polícia Judiciária), lanhesense de gema, o qual tem vindo a ocupar-se devotada e proficientemente na recolha de dados fidedignos respeitantes ao percurso histórico da freguesia e a trabalhar intensamente no processo de elevação de Lanheses a vila histórica. 

      O evento teve início no amplo terreiro exterior da Casa d'Almada em frente à escada de acesso ao primeiro andar, com a atuação de um grupo de cinco atores amadores do Teatro Amador de Lanheses - ATAL,(três homens e duas mulheres) com a teatralização do Ato histórico protagonizado pela Rainha D. Maria I e pelo Doutor José Ricalde Pereira de Castro, na assinatura Real do Alvará da concessão ao sobrinho Sebastião Pereira Cyrne de Abreu do "Senhorio de Lindoso para a Freguesia de Lanheses"... (livro pág. 29).  O espetáculo foi muito interessante e excelentemente interpretado pelos grupo misto de amadores, reproduzindo um acontecimento que a História consagrou.

      Numa sala nobre do Paço dos Condes de Almada ocupada por figuras notáveis locais e concelhias e bastante público, decorreu a apresentação da obra preciosa quanto útil ao arquivo da Freguesia, proporcionando consultas de estudo público , da qual se encarregou a professora aposentada Rosa Castro, expondo à assembleia temas salientes da Obra em questão, com esclarecimentos ajustados, acrescentos próprios, e sugestões comparáveis entre o antigo e o atual.

 

 
  
Dr.Armando Araújo



             Armando Araújo interveio a seguir, dando explicações sobre a difícil mas frutuosa busca dos dados que encontrou e escolheu para a composição da Obra,dos vários serviços dos quais lhe foi concedida autorização para se servir dos arquivos, do critério rigoroso que se obrigou a cumprir, da concessão sem condições, da composição da Obra, da escolha pensada da capa e preocupação em criar um trabalho de utilidade. 

    Na mesa estavam ainda, D. Lourenço d'Almada, o professor e atual vice-presidente  da Câmara municipal de Viana do castelo, Dr. Manuel Vitorino, o último a usar da palavra e, obviamente, o Presidente da Junta de Freguesia, Dr. Filipe Rocha, para cumprir o protocolo das funções que exerce.

   Num salão contíguo foi oferecido a todos os presentes na sessão um "Porto de Honra" suscetível de proporcionar conversas, apresentações e, quiçá, iniciar amizades.

 FOTOGRAFIAS INSERIDAS DO FIM PARA O INÍCIO DA APRESENTAÇÃO DO LIVRO

                                                   A esposa e irmão de D. Lourenço. José
                                                              Dr. Manuel Vitorino

                                                 Dr. Filipe Rocha, Presidente da Junta



                   Ao lado de Filipe Rocha, o presidente da Assembleia da Freguesia Carlos Bastos


                                  Apresentadora mostrando o livro aos presentes na Assembleia



                    Fila de figuras políticas em exercício na área da administração (em baixo)

                          ATAL - ASSOCIAÇÃO DE TEATRO AMADOR DE LANHESES











                                         





                                     SUA MAJESTADE A RAINHA D. MARIA I



                                                         ASSINANDO O LEGADO
                                               LEITURA DO DOCUMENTO REAL









                          BRINDE À AOS ATORES DA CERIMÓNIA

                                              



Remígio Costa

terça-feira, 29 de abril de 2025

DIA DA COMEMORAÇÃO DA ELEVAÇÃO DE LANHESES A VILA HISTÓRICA

     O PADRÃO  SÍMBOLO DA VILA HISTÓRICA DE LANHESES                               


     

 (Do facebook "Freguesia Lanheses)

𝑶𝒔 𝒔í𝒎𝒃𝒐𝒍𝒐𝒔 𝒉𝒆𝒓á𝒍𝒅𝒊𝒄𝒐𝒔 𝒅𝒂 V𝒊𝒍𝒂 H𝒊𝒔𝒕ó𝒓𝒊𝒄𝒂 𝒅𝒆 𝑳𝒂𝒏𝒉𝒆𝒔𝒆𝒔
A elevação da freguesia de Lanheses à categoria de vila histórica determinou a colocação de mais uma torre na coroa mural do brasão heráldico, que passou a ter quatro.
A alteração da coroa mural foi acompanhada pela alteração da bandeira que passou a ter um fundo esquartelado, azul e amarelo.
As alterações, propostas pela Junta de Freguesia, foram aprovadas pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses (Parecer nº 10/2025) e pela Assembleia de Freguesia de Lanheses.
A anteceder a sessão solene comemorativa da elevação de Lanheses a vila histórica a bandeira da freguesia foi substituída, formalmente, pela bandeira da vila." (SIC)
     


         

        

 

 EXECUÇÃO DO PROGRAMA         

       O dia 26 de abril de 2025 ficará  na História da freguesia como  data da consagração do nome de Vila Histórica de Lanheses, testemunhada pela implantação de um padrão alusivo à nova designação no átrio de entrada do atual edifício da Junta, e pelos atos da memória constantes do programa, o qual inclui o içar da nova bandeira em substituição da anterior, a inauguração da exposição "A Vila de Lanheses" de 1793 a 1836, do acervo documental existente, e a terminar, no Auditório Gabriel Gonçalves a sessão com lotação esgotada, a entrega aos homenageados distinguidos pelos diversoa e relevantes serviços prestados à comunidade. (Quando estiver na posse da lista completa dos cidadãos homenageados darei dela conhecimento).

       Participaram em todos os atos figuras relevantes dos diferentes serviços autárquicos do Concelho, nomeadamente, o presidente em exercício da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, a presidente da Assembleia da mesma Câmara, Flora Silva, (NN) vereadora em serviço da autarquia vianense, o atual deputado e ex-presidente da mesma autarquia, José Maria Costa, e o Comandante distrital da GNR. Outras várias destacadas figuras assistiram a todos os atos, designadamente à cerimónia da atribuição dos símbolos da homenagem.

      No âmbito da representação local Filipe Rocha, Presidente da Junta, liderou todas as ações decorrentes da função que exerce, sendo acompanhado pela secretária Vera Marinho, pelo tesoureiro Ricardo Calheiros e outros; Luís Grenho membro da Assembleia da freguesia e Paulo Vale, ambos fazendo parte dos homenageados, estiveram presentes em todas as sessões. D. Lourenço, Conde d'Almada, foi figurante interveniente e um dos laureados . Antecedendo a entrega, houve a intervenção de um músico-artista, o qual, usando uma flauta, interpretou com arte duas composições. 

      Cumprindo o ritual destes acontecimentos, foi oferecido a todos os presentes um substancial "Verde de Honra"

                                                =0=

SUBSTITUIÇÃO DA BANDEIRA: PRÉ ATOS





















































         


                                                 GRUPO CORAL DA FREGUESIA


DESCERRAMENTO DA PLACA DO PADRÃO





SEGUINDO PARA O INTERIOR DA SEDE DA JUNTA

NA SALA DAS REUNIÕES












                       ARMANDO ARAÚJO, O AUTOR DO LIVRO

                       EZEQUIEL VALE, PRESIDENTE ANTECEDENTE DE FILIPE ROCHA




NO AUDITÓRIO GABRIEL GONÇALVES




 

VERA MARINHO, APRESENTADORA




MÃE E FILHA NA LEITURA



VERA E CALHEIROS NA SUBSTITUIÇÃO DA BANDEIRA DA JUNTA

COLOCAÇÃO DA NOVA BANDEIRA





O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA JOSÉ CARLOS
O PRESIDENTE DA JUNTA FILIPE ROCHA

FOTÓGRAFO AUGUSTO PORTELA E FILHA

LUÍS NOBRE

LUÍS GRENHO E PAULO VALE


                                                     OS HOMENAGEADOS

 LISTA ~SÍMBOLO





ATO DE ENTREGA





































































Remígio Costa

ESTÃO A DECORRER OS TRABALHOS DA NOVA PONTE SOBRE O RIO LIMA

      Decorrem em bom andamento os trabalhos da nova ponte sobre o rio Lima, a qual irá ligar as freguesias de Cardielos, da margem direita ...