domingo, 1 de maio de 2022

RECUPERADA A CELEBRAÇÃO DO DIA DA FREGUESIA DE LANHESES

        

       Completaram-se no dia vinte e nove do mês findo, duzentos e vinte e nove anos sobre a criação do concelho de Vila Nova de Lanhezes, situação administrativa atribuída por D. Maria I, por Decreto de 29 de abril de 1793, o qual viria a ser extinto cerca de quarenta e dois anos depois passando a fazer parte do concelho de Viana do Castelo.

       No exercício do mandato de Ezequiel Vale como presidente da Junta de Freguesia, foi criado o "DIA DA FREGUESIA DE LANHESES", passando a partir de então a ser promovida anualmente uma cerimónia especial da celebração da efeméride, da qual consta uma homenagem em forma de coroa de flores a realizar junto do sarcófago dos Ricalde existente na Capela Mor da Igreja Paroquial de Lanheses, e de uma sessão pública que decorre na Sede  da Junta de Freguesia. Não obstante a relevância e aceitação pública da realização do inédito ato cerimonial, a celebração viria a ser interrompida durante alguns anos após a saída de Ezequiel Vale da liderança da Junta, sendo no ano corrente reposta a continuidade formal da celebração.

 

     Sem pompa e circunstância, na retoma foi recuperada a agenda habitual cumprindo-se o cerimonial na Igreja com a participação do representante da Casa dos Condes de Almada, detentores da heráldica dos Ricaldes, e do presidente da Junta em exercício Filipe Rocha. Posteriormente, pelas 18:30h de sábado dia trinta do mês findo, antes do início dos trabalhos da Assembleia de Freguesia convocada para este dia e hora, obtido o assentimento do presidente da Assembleia, José Carlos Bastos, foi iniciada por Filipe Rocha a sessão dedicada ao Dia da Freguesia de Lanheses realçando o significado do ato criado pelo seu antecessor, dando a seguir mais conteúdo e relevância ao tema com recurso a um texto constante do livro lançado por Ezequiel Vale com o título "Lanheses A Preto e Branco". Tendo sido concedida a palavra a quem desejasse pronunciar-se sobre o tema da celebração, o líder do PSD usou a prerrogativa para realçar a recuperação da efeméride celebrada em cerimónia pelo órgão autárquico local da "data de referência para todos nós e um legado de celebração que devemos preservar".

       No Auditório Prof. Gabriel Gonçalves da Junta de Freguesia onde decorreu a sessão, estiveram presentes os representantes eleitos nas últimas eleições e os correspondentes órgãos autárquicos, registando a plateia apenas três assistentes.


 

       Um grupo de alunos da Escola de Música Amadeus que retomou a atividade de ensino de música que havia suspendido em Lanheses há já alguns anos, interpretou dois números musicais a solo ao piano e em grupo na flauta.

 


 Fotos: doLethes

Remígio Costa

      

      

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

CARTAZ E PROGRAMA DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES APRESENTADOS EM CONCERTO

                     No dia 18 do próximo mês de maio, sábado, pelas 21,15h, no auditório do Centro Paroquial de Lanheses, Largo da Igreja, ...