sexta-feira, 21 de maio de 2021

ROMARIA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU (Viana do Castelo)

      


      Em modo de pandemia, decorre este fim de semana na freguesia de Vila Mou, da União de Freguesias Vila Mou-Torre, a Romaria de Nossa Senhora da Encarnação. 

      A Romaria tornou-se destacada na região do Alto-Minho na vertente religiosa cristã pela solene imponência e características da Procissão, em honra da patrona das festividades, a qual se realiza na segunda-feira e último dia, constituindo o longo séquito um desfile com sete andores, quadros bíblicos, representação de figuras santificadas, confrarias, coro paroquial e outras organizações locais da Igreja, incluindo ainda lavradeiras vestindo os garridos trajes regionais minhotos, quadros da agricultura local e outros, sendo acompanhada por banda de música. Da saída da Igreja ao regresso, a Procissão dura mais de uma hora.

     A festa é ainda famosa pela qualidade confirmada das duas bandas de música que tocam em dois coretos (um dos quais permanente) levantados no adro da Igreja Paroquial. Os concertos decorrem na noite de domingo atraindo uma multidão de gente local e de forasteiros. Nos tempos mais próximos têm vindo a ser contratados para animar os arraiais noturnos conjuntos de música ligeira que atuam em palco montado expressamente para o efeito à entrada do recinto da festa. No sábado e no domingo decorrem as habituais sessões de fogo de artifício.

     Criado pelo vilamouense Manuel da Pedreira, um artístico arco levantado à entrada da Avenida da Igreja, converteu-se num genuíno ex-libris da Romaria e um orgulho da Freguesia de Vila Mou. É uma estrutura formada por troncos de pinheiros formando patamares, ornamentados com bucho e flores e de quadros em filigrana de vimes verdes, tendo ao centro uma estrela, preparado e levantado na semana que precede a festa. Anualmente, é exibida no jardim público de Viana do Castelo, uma réplica de menor dimensão.

    Famosa é também em Vila Mou a gastronomia autóctone e a qualidade do vinho verde, sendo o cabrito a especialidade mais procurada, não somente durante as festividades mas como prato preferencial dos restaurantes locais.

    Os habitantes de Vila Mou são extremamente entusiastas zelosos da sua festa anual maior, e custeiam as despesas solidariamente em coletas locais anuais, mas, também, relevantemente, pela numerosa diáspora nomeadamente localizada em França, sendo em número elevado aqueles que fazem o possível por conseguir coincidir umas pequenas férias para pessoalmente viverem a festa na terra que os viu nascer. É, também, uma das festividades mais intensamente participadas pelos habitantes das freguesias limítrofes, principalmente, pelos Lanhesenses que a consideram como se ela decorresse na sua própria freguesia aderindo em grande número. 

   Até segunda-feira, o espírito da festa de Nossa Senhora da Encarnação prevalecerá no seio da comunidade vilamouense e no recinto onde anualmente ela acontece.

   Outros melhores tempos virão.

  







Fotos: doLethes

Remígio Costa

    

Sem comentários:

Enviar um comentário

CARTAZ E PROGRAMA DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES APRESENTADOS EM CONCERTO

                     No dia 18 do próximo mês de maio, sábado, pelas 21,15h, no auditório do Centro Paroquial de Lanheses, Largo da Igreja, ...