quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

BARCO ÁGUA-ARRIBA "LANHEZES" ENVELHECE SEM USO.

       


      O lançamento à água da réplica oficial dos antigos barcos água-arriba batizado como o nome "LANHEZES", que circularam no rio Lima até meados do século passado, assegurando até então o transporte de pessoas e bens das povoações ribeirinhas das localidades entre Ponte da Barca e Viana do Castelo, foi um acontecimento com festa e circunstância envolvendo entidades representativas da freguesia, e, principalmente, parte significativa da população Lanhesense.

      Considero a iniciativa uma ação positiva e relevante sob o ponto de vista da evocação da grande contribuição dada pelos antigos barqueiros de Lanheses nas atividades comerciais e piscatórias exercidas no percurso acima referido, intuindo que a navegação da réplica viria a constituir no futuro uma atração local e um meio raro ajustado para promover passeios turísticos e participação em eventos em localidades com acesso ao rio Lima.


      Sucede que após um período em que o água-arriba "LANHEZES" desempenhou várias ações que se ajustavam aos fins e utilidade que compensavam a construção, obtendo sucesso e garantindo um crédito de justificado prestígio para o construtor e patrocinadores do projeto, a atividade ficou abrutamente suspensa por falta de timoneiro credenciado e experimentado na arte, levando a que a embarcação esteja presentemente acostada e exposta ao risco de progressiva deterioração, sendo manifestamente insuficientes e irregulares no tempo as ações que nela vêm sendo feitas.

      Não tenho dúvidas de que a Junta de Freguesia estará a acompanhar e a envidar esforços no sentido de encontrar a solução necessária e apropriada, a qual, reconhecidamente, se apresenta difícil em acordar um tratador em permanência capaz e disponível, por escassez de escolha dada a especificidade e exigência do cargo, e tendo ainda em conta os gastos avultados para os fundos da Junta. É, contudo, inadiável precaver atempadamente a deterioração da estrutura, a qual, aparentemente, apresenta sinais à vista de progressivo envelhecimento. 


Fotos: doLethes
Remígio Costa
     

2 comentários:

  1. Ex.mo
    Já uma vez neste espaço foi dito que barco está a ser acompanhado por um homem experiente do rio. Não está correcto quando se diz que o barco envelhece sem uso. Porquanto o barco Agua Arriba nunca andou tanto em passeio rio acima e rio abaixo como no Verão passado e sempre com pessoas diferentes da terra e de outras localidades. O barco está ser seguido e disponível para quem quiser nele navegar e desfrutar o rio em pleno. Na devida época é ir ao rio e ver!

    ResponderEliminar
  2. Concordo,plenamente,com tudo o que diz.

    ResponderEliminar

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...