segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

AGOSTINHO GOMES HOMENAGEADO POR TRINTA ANOS DE EXERCÍCIO NAS FUNÇÕES DE DIRETOR DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LANHESES (Viana do Castelo)

     

                                             O homenageado

       O "Dr. Agostinho", que dirigiu sempre na qualidade de diretor, num período ininterrupto de trinta anos a Escola EB 2,3/Secundária, atualmente sede do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, na freguesia de Lanheses, concelho e distrito de Viana do Castelo, tendo deixado de exercer aquelas funções em virtude de ter passado, a seu pedido, à situação de aposentado, foi alvo de justificada homenagem no passado sábado, dia 14 de dezembro, numa cerimónia realizada no auditório daquele estabelecimento escolar onde estiveram representantes de órgãos superiores da estrutura autárquica do concelho e da Vila de Ponte de Lima, bem como das freguesias da área do Agrupamento, inspetores do ensino público, todos os membros restantes do corpo diretivo a que pertenceu, diretores atualmente em exercício noutras Escolas ou que já deixaram o cargo, representante paroquial e da Obra Social de Riba Lima, presidente da Junta de Freguesia e das instituições locais do desporto e atividade corporativa, bem como de outras localidades, grande parte do atual corpo docente ou os que nele participaram, bem como agentes auxiliares da educação, encarregados da associação de alunos e de pais, destacadas individualidades da vida pública e social, a mãe viúva e a restante família mais próxima do homenageado, bem como outros dos seus parentes vindos da localidade de Lavradas, Ponte da Barca, a sua terra da naturalidade, bem como os amigos sociais do dr. Agostinho, sendo certo haver entre os que não foram protagonistas nesta sessão outras individualidades presentes.


                                         A Mesa

      Na mesa de honra do auditório praticamente lotado, Manuel Agostinho Sousa Gomes, tinha a seu lado os presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, da Assembleia Municipal, Flora Silva, a vogal do departamento da educação, Maria José Guerreiro, o designado proto-diretor da escola em exercício professor Costa Leme, o professor e presidente da Junta de Freguesia de Lanheses, Filipe Rocha, bem como o presidente do Conselho Escolar, Hermenegildo Costa, a quem coube a apresentação protocolar da cerimónia.


A assembleia

     A sessão principiou com a execução de uma composição de música clássica, executada por um trio de professores da área musical da Escola, seguindo-se uma passagem em ecrã de slides das fases ordenadas numa sequência cronológica respeitantes ao percurso de vida a partir da infância do homenageado, de que se relevam a aquisição da licenciatura em História, a prestação do serviço militar em Angola até 1975, a carreira docente e, a finalizar alguns pormenores relacionados com o exercício nas funções de diretor da Escola, em Lanheses.

     Seguidamente, passou-se à fase das intervenções orais dos elementos componentes da mesa, com Hermenegildo Costa a divulgar dados da curriculo profissional do homenageado enquanto diretor, tendo intervindo depois, sucessivamente, o diretor em gestão da Escola, Costa Leme, Filipe Rocha, em conjunto os três filhos da família de Agostinho Gomes, Flora Silva, Maria José Guerreiro, o presidente da Câmara concelhia José Maria Costa, e, por último, a emocionada e sentida revelação do estado de alma do, agora, ex-diretor efetivo "Dr. Agostinho", sendo eles unânimes no reconhecimento inequívoco das suas qualidades inatas de liderança e profissionais, e, muito louvavelmente, o alto mérito que lhe é reconhecido, na forma e na substância, da obra à vista que deixa como legado aos vindouros, construída ao longo de três décadas no exercício efetivo do difícil e complexo cargo de diretor de um órgão público de ensino.

                                                O beijo (amoroso da Mãe)
  
    Após a abertura das lembranças com que foi contemplado e se converteu num  pretexto para desformalizar o protocolo do evento com chistes e desfrutes da situação em desafio à espontaneidade de resposta na "ponta da língua"  do homenageado, este, fez questão de chamar ao estrado, um a um, os docentes que com ele formaram a primeira "Comissão Instaladora", completada por Manuela Carvalho, Rui Costa e Rosa Castro, em 1999, da Escola EB 2,3/S, de Lanheses, Viana do Castelo.

   Uma comitiva estimada em cerca de duzentos e cinquenta presentes, reuniu no refeitório da Escola e espaços próximos, para um jantar-convívio volante com música gravada e que se prolongou na noite por algumas horas. 

   Porque tive oportunidade de exercer funções nos primeiros anos de funcionamento da Escola sob a sua hierarquia administrativa, julgo poder crer que o "Dr. Agostinho" não irá fazer uso (apenas) da sachola que lhe foi ofertada. 

    Saúde e tanto êxito como o que até agora foi por si amealhado para o (muito) que, espero e lhe auspicio, dure (ainda) a caminhada.


  Remígio Costa  



                                     A SESSÃO, EM FOTOGRAFIA








































































Fotos: doLethes
Remígio Costa
  

   

    


1 comentário:

  1. Os meus sinceros parabéns ao Dr. Agostinho por esta justa homenagem. Pena é não haver uma outra homenagem, mais abrangente, onde pais de gerações de alunos que por ali passaram, e que muito devem ao Dr. Agostinho, se possam pronunciar e agradecer o seu trabalho.
    Nunca é tarde para que isso aconteça.
    Mais uma vez parabéns ao Dr. Agostinho, grande amigo de Lanheses, que, certamente, nunca deixará de nos visitar.
    Amaro Rocha

    ResponderEliminar

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...