terça-feira, 3 de dezembro de 2019

FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE (2)


FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE (2)
1

                                 Uma equipa Sport Club Lanhesense. O último jogador, em pé, do lado direito é o "pé de chumbo" que cito no texto.

                               1.-CAMPO DOS SEIXOS.
          O denominado “Campo dos Seixos” ocupava uma leira de lavradio localizado a sul do atual alinhamento de moradias no Lugar do Romão, tomando o nome do sítio designado por Seixos na margem do rio Lima com o qual confrontava. O terreno não possuía dimensão avantajada, não tinha vedação exterior e a delimitação do espaço de jogo, a nascente, era rudimentarmente garantida com varas estreitas de pinheiro. No piso havia tufos de erva e buracos em algumas partes do terreno menos pisadas.
         Estava orientado no sentido N/S. 

         O Sport Club Lanhesense terá utilizado o Campo dos Seixos, presumivelmente,  durante cerca de cinco anos, tempo em que ali decorriam os treinos da equipa e se realizavam jogos e torneios relâmpago com clubes informais oriundas, em geral, de Ponte de Lima e Viana do Castelo. 

         Com idade perto de iniciar a escolaridade primária, reporto as minhas primeiras recordações da atividade que ali decorreu, uma partida cujo adversário do SC Lanhesense e o resultado do jogo se apagaram na memória, apenas restando a imagem diluída dos jogadores João da Elvira, Moisés da Latoeira, do guarda-redes República, Pilo e Xico vale, e de um tal Lima, vianense ao que julgo, defesa alto e forte, de risco ao meio no cabelo, a quem tratavam por “pé de chumbo” pela potência e impetuosidade com que disputava os lances em que intervinha. Lembro ainda, que no lado poente limitado por um valado, tocava nesse dia entre o aglomerado dos assistentes ao jogo, uma banda de música e estalavam foguetes no ar a cada momento mais empolgante da partida. 


        O Sport Club Lanhesense ter se à extinguido por altura do início de II Grande Guerra Mundial, sendo postergada a atividade futebolística local até ao começo da exploração mineira, a qual havia de converter-se num autêntico eldorado volframista para grande parte da população lanhesense, designadamente para os lobby que detinham as concessões da exploração e, notoriamente, dos que o transacionavam ilegalmente.


     Era, pois, um momento apropriado para relançar o futebol em Lanheses, beneficiando do desafogo (e desaforo…) financeiro que grande parte das pessoas demonstrava pelas estravagâncias mais inconcebíveis que se cometiam, tendo assumido a missão José Pereira Agra, o popular Zé Gordo, irmão de José Martins Agra, e do amigo João José da Silva, o João Correia, que foi empreiteiro de construções e presidente da Junta, naturais de Lanheses, para formar um novo clube com a designação de “Lanheses F.C.”, recuperando o uso do campo dos Seixos até ali desocupado.

     Sem elementos escritos detetados que documentem o histórico credível do palmarés conseguido pelo novo Clube, sabe-se pela voz do povo, que clube obteve muito sucesso desportivo com os resultados alcançados nos jogos, no qual se lembra uma muito aplaudida vitória sobre o Sport Clube Vianense, pelo resultado de 2-1.

    Não está identificada a duração do Lanheses FC nem o momento em que se extinguiu, que se imputa a turbulência social que à época se vivia por força da instabilidade provocada pela Guerra.

    As raízes do futebol na freguesia de Lanheses, contudo, nunca se extinguiram. Resiliente, a chama apaixonante do fogo reapareceu em 1952, incluído nos fins e princípios da Casa do Povo de Lanheses, dirigida por Francisco Dias de Carvalho, de que darei conta nas páginas a escrever.
                      Jogadores das antigas equipas do Campo dos Seixos, aqui vestidos "à civil"

    Constam desta peça fotografias do Campo dos Seixos e de equipas que lá atuaram.

             Fotografias atuais obtidas no local onde existiu o Campo dos Seixos


Lugar do Romão, entrada atual

                                                   Campo dos Seixos era aqui.

 (Dados e fotografias dos conjuntos publicados obtidos por gentileza de familiar próximo de Rogério Dantas Rio)
Fotos: doLethes
Remígio Costa

1 comentário:

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...