segunda-feira, 27 de maio de 2019

CEGONHAS-BRANCAS PROCRIAM EM LANHESES (Viana do Castelo) HÁ DEZ ANOS CONSECUTIVOS.


     Há uma dezena de anos que um casal de cegonhas-brancas escolheu Lanheses para habitat. Antes se instalar na chaminé do edifício construído de raiz para ser a Casa do Povo, agora convertido em minicentro comercial, o casal testou sem sucesso diferentes locais na área do centro urbano da freguesia, chegando a juntar pequenos ramos secos em postes da rede elétrica, mas sem sucesso. Contudo, desafiando a inconstância das naturais alterações atmosféricas e a estreiteza da tampa em cimento da chaminé conseguiram, depois de terem superado algumas dificuldades iniciais para a fixação dos primeiros ramos arrastados pelo vento, viriam a construir ali uma incrível armação de paus entrelaçados e de fenos, onde se mantiveram e procriaram durante oito anos. 

    Tendo sido desalojado por força dos inconvenientes causados à imperiosa obrigatoriedade da higiene pública do espaço inferior ao ninho, o casal Dona Lala e Sr. Lima, como passou a ser conhecido, tendo falhado várias investidas para manter a ocupação do lugar primitivo desistiu, optando por se mudar para uma palmeira seca num logradouro particular a curta distância do ponto anterior, onde permanece e criou mais duas gerações de filhotes.

    Um par de jovens cegonhas-brancas aparentemente preparadas para dar inicio aos primeiros ensaios de voo avistam-se agora dentro do ninho, sob a vigilância atenta de um dos progenitores.

    Brevemente, rumarão ao sul.


Fotos: doLethes
Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...