sábado, 22 de setembro de 2018
A INCRÍVEL RESILIÊNCIA DA FEIRA QUINZENAL DE LANHESES
Decorreram mais de duas centenas de anos sobre a criação, na então Vila Nova de "Lanhezes", da feira quinzenal, não sendo exagero considerar que a sua longevidade é um fenómeno de resiliência se se atender às profundas alterações da vida rural, designadamente na agricultura de economia familiar, na diversificação incomensurável operada na sociedade moderna no que respeita à cultura, mobilidade, hábitos de consumo e ao poder de compra da população em geral. Espantoso, é constatar que a feira de Lanheses tenha sobrevivido a todas as vicissitudes de uma existência desvalida, desvalorizada e entregue às agruras da sua existência de um sem abrigo como membro espúrio nociva à comunidade que a aceitou.
A certificação da sua validade como bem económico e de valor relevante para o património cultural de Lanheses revela-se através da resistência, por si só, ao ostracismo a que vem sendo sujeita, à ausência de atenção e de medidas que pudessem ajudá-la a crescer, à negação de acompanhamento tanto quanto possível para a sua total integração comunitária, que a quer e onde pode ser, fielmente, útil.
Lanheses, sendo uma freguesia com aspirações a sustentar a era do progresso em curso, que acontece desde meados do século passado devido em grande parte à numerosa diáspora dispersa por tudo que é mundo habitável, não pode perder o que a outros mais diligentes e atentos daria muito gozo possuir. Bem avisado andará quem não confie venham a ser as fábricas dos grandes parques, por muitas e importantes que sejam, que melhor ilustrarão a identidade e a grandeza do seu povo e o seu bem estar social e económico.
Fotos: doLethes
Remígio Costa
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
VILA HISTÓRICA DE LANHESES!
VILA HISTÓRICA DE LANHESES – 1 Lanheses já foi Vila, Por decreto Real, Da Rainha D.Maria I Que reinava em Portugal. ...

-
CARTAZ Numa sessão que decorreu na Salão Paroqu...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Sem comentários:
Enviar um comentário