domingo, 8 de maio de 2011

PALESTRA SOBRE O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO.

          
                 A drª Gabriela Rios, no início da sua brilhante intervenção.

            Conforme estava previsto decorreu, ontem à noite, no Auditório do Centro Paroquial de Lanheses, um colóquio sobre o novo acordo ortográfico luso-brasileiro, inaugurando um ciclo de palestras que a Associação Humanitária e Cultural de Lanheses (AHCL) se propõe realizar no momento em que celebra o 25º aniversário da sua fundação.

            Foi palestrante a drª  Gabriela Rios, licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade do Minho (UM), com graduação pós-licenciatura na área do citado acordo.

            De uma forma sucinta mas muito clara e despida de referências demasiado específicas, a prelectora traçou os objectivos e fins que levaram às alterações da forma de escrever da Língua Portuguesa, o contexto em que ele se integra e a sua abrangência aos países lusófanos, a obrigatoriedade da sua implantação nas entidades públicas, designadamente no ensino público e o período em que decorre a permissão da simultaneidade das duas grafias (a que vigora e a que a substituirá), o qual cessará em 2015.

             No período reservado à intervenção do público algumas questões foram levantadas, reportando-se as mais salientes à forma de ultrapassar as da fonética de algumas palavras, sendo também questionada a necessidade das alterações introduzidas e os fundamentos que as justificam, dúvidas que a drª Gabriela esclareceu e que poderão ter contribuído para demover algumas reservas de intenção de alguns quanto à aceitação das novas regras ortográficas, em particular daqueles que duvidam dos argumentos  invocadas que levaram à subscrição deste acordo.
                                    O Presidente da AHCL, na apresentação da palestrante.

            Pelo presidente da Associação, Miguel Rios, antes de encerrar esta excelente (e muito útil) sessão de inegável oportunidade, foi anunciado que o tema da próxima palestra será dedicada aos "Cuidados de Saúde".

    
                                                       Um aspecto da assistência.
         

        

1 comentário:

  1. Foi uma pena a sala estar tão despida de público pois, foi uma noite muito elucidativa, quanto ao tema retratado! As condições climatéricas que se fizeram sentir na noite de ontem, também não convidavam as pessoas a saírem dos seus lares! A AHCL no seu melhor, quanto ao tema escolhido!

    Abraço

    ResponderEliminar

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...