sábado, 28 de setembro de 2024

ASSOCIAÇÃO DE TEATRO AMADOR DE LANHESES (ATAL): UM PERCURSO PLENO DE SUCESSO.


                                  PERSONAGENS, CENAS E CARTAZES




           LANHESES tem indelével tradição no panorama do teatro amador desde o início do século passado, com a representação de dezenas de peças teatrais ao longo de muitos anos, fundamentadas em obras literárias de autores consagrados, nas revistas musicais e de folclore onde eram retratados a vida e costumes dos lanhesenses, e, também, inicialmente, criadas por pessoas locais destacadas com formação académica em letras e conhecimentos sobre a história e valências da população de que faziam parte. A certa altura, por ação do ator e administrador do Grupo de Teatro da Casa do Povo, Rogério Pimenta Agra, foram ensaiadores  e encenadores do Grupo, um ator profissional do Porto e um ator profissional de nome Valdez ligado às atividades culturais da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

 





            A atividade do Teatro em Lanheses era temporal com interrupções mais ou menos frequentes, às vezes longas, alternando as exibições consoante a época do ano, mais frequentemente no inverno. Faziam-se deslocações a palcos de localidades do distrito, limítrofes ou afastadas sendo a mais distante a freguesia de Oliveirinha, no concelho e distrito de Aveiro.

 

    A malograda artista amadora multifacetada HELENA AGRA, falecida quando muito tinha a dar ao teatro amador da terra que adorava.

           Em escritura de 29 de novembro de 2023, foi criado oficialmente o ATAL,  ASSOCIAÇÃO DE TEATRO AMADOR DE LANHESES, cuja eleição dos componentes dos fundadores ocorreu a 4 de dezembro de 2018. 

 

          Em 24 de novembro de 2023, o ATAL apresentou no palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, a peça teatral "A HERANÇA",  representação incluída no Festival Transfronteiriço PLATTA,  que marcou o início triunfador da carreira da novel Associação. Daqui para a frente, o Grupo Cénico cimentou a sua carreira de sucesso interpretando a 23 de março a comédia "A SOPA JULIANA", no Auditório professor Gabriel Gonçalves na Junta de Freguesia de Lanheses, depois repetida mais de uma vez. 

 

 

          Seguiu-se o intercâmbio THEATRO CLUB com o Grupo Cénico Povoence, a 13 de abril, e a 15 de junho, o ATAL apresentou a peça DOLORES A LOLA, obtendo um êxito estrondoso, ainda no Auditório Gabriel Gonçalves, um dos destacados fundadores do teatro amador de Lanheses quando exercia a sua profissão de professor primário na Escola local. Em 12 de julho, o Grupo Cénico atuou em Viana do Castelo, agora no Jardim de Urbanização, a convite da Associação Cultural de e Recreativa Capitães de Abril; a 1 de setembro exibiu-se na FESTA DO MILHEIRAL,em Lanheses; a 21 de setembro, em São Pedro do Sul, a a 5 de outubro foi aplaudido em SANTA COMBA DÃO.

 

    


      Muito dificilmente o programa do ATAL teria tempo e espaço para fazer melhor do que acima se descreve. Os responsáveis do GRUPO ATAL, os encenadores e auxiliares de palco, e os componentes do elenco de atores amadores do sexo feminino e masculino, têm desempenhado o seu meritório desempenho na arte de Talma, com intrínseca competência, dedicação e arte, concedendo à Associação de Teatro Amador de Lanheses a credibilidade e o louvor a que faz jus.

 

 

Remígio Costa 

(Dados de memória)

(Fotos colhidas no facebook)


         

Sem comentários:

Enviar um comentário

ASSOCIAÇÃO DE TEATRO AMADOR DE LANHESES (ATAL): UM PERCURSO PLENO DE SUCESSO.

                                   PERSONAGENS, CENAS E CARTAZES            LANHESES tem indelével tradição no panorama do teatro amador d...