terça-feira, 16 de abril de 2024

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

 

                A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concelho de Viana do Castelo, sendo atualmente uma das grande manifestações que ocorrem no Alto-Minho. À semelhança da maioria destas festividade minhotas, esta importante Romaria tem um princípio fervorosamente católico e um formato vincadamente lúdico, bairrista e lazer. 

                Tradicionalmente, a Romaria distingue-se pelo seu caráter bairrista e manifesto interesse que suscita aos emigrantes naturais de Vila Mou, à sua linda e grandiosa procissão e aos seus andores e figurantes, à qualidade das bandas de música que atuam no recinto, ao fogo de artifício e, muito especialmente, ao belíssimo e famoso Arco Festivo construído e erigido pelos vilamouenses no início da rua da Igreja. São, também, cada vez mais frequentados os concertos musicais a cargo de conjuntos de nome com estilos e músicas de cariz pop, executados em palcos amovíveis no espaço alargado do recinto, os quais atraem uma multidão de apreciadores de todas as idades.

               Para gáudio dos apreciadores está aberta uma tenda desafogada junto ao Arco Festivo onde, entre outros manjares, é servido o reclamado cabrito à moda do Minho, e bebidas comuns onde sobressai o "carrascão" verde-tinto servido em malgas apropriadas. Há, também, restaurantes com ementas variadas e bom atendimento.

              Os lanhesenses integram-se na Romaria de Nossa Senhora da Encarnação como se fosse na sua própria terra. Formam uma única comunidade, tal é a ligação sentimental, de amizade e de assíduo convívio e relações familiares entre si.

              Atente-se nos CARTAZ,  PROGRAMA em papel e vídeo aqui publicados onde poderão ser confirmados a relevância, qualidade e variedade de sugestões, e a capacidade, entrega e bairrismo dos nossos caros amigos da ridente e progressiva freguesia de Vila Mou e Torre.

             



              


Sem comentários:

Enviar um comentário

CARTAZ E PROGRAMA DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES APRESENTADOS EM CONCERTO

                     No dia 18 do próximo mês de maio, sábado, pelas 21,15h, no auditório do Centro Paroquial de Lanheses, Largo da Igreja, ...