quarta-feira, 27 de novembro de 2019

FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE (1)





       Em pé, da esquerda: Adriano Balandra, Joaquim, João Rios, Zé Badalheiro, Tone Ferreiro e Manuel Vale. Em baixo, da esquerda: Pilo, Chico do Vale, República, Manuel Rocha, Brandão e Zé da Clara.
...................................................................................................................................................................

 
        FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE (1)



            1.       ANOS TRINTA DO SÉC. XX


    Com origem na Inglaterra, país reconhecido posteriormente como a “pátria do foot-ball”, o jogo da bola chegou à ilha da Madeira e iniciou a sua rápida expansão e aceitação popular em Portugal continental nas últimas décadas do século XIX. 


    Em 13 de Março de 1898 era fundado em Viana do Castelo o Sport Clube Vianense, um dos clubes mais antigos do nosso país, o que pressupõe desde logo a existência de um significativo número de entusiastas pela modalidade àquela data na cidade, e a consequente expansão pela região do Alto Minho.


    Lanheses, uma freguesia das mais relevantes do concelho de Viana do Castelo, depressa cavalgou a crescente onda das adesões que se estendia com celeridade a outras localidades do distrito, designadamente à Vila de Ponte de Lima, cuja relativa proximidade com Lanheses favorecia a expansão da modalidade através de parcerias que, pontualmente, viriam a efetivar-se através da realização de jogos e torneios particulares que envolviam equipas das localidades mais próximas.



     Parece consensual considerar-se o início dos anos trinta como a data da primeira tentativa de criar em Lanheses uma equipa de futebol sumariamente organizada, cuja iniciativa terá sido liderada por José Martins Agra, industrial e comerciante de vulto no meio, e Moisés Rodrigues da Costa, proprietário e alfaiate de profissão até certa altura da vida pessoal, meu tio por consanguinidade, reportando-se ao ano de 1932 a efetivação da iniciativa. 


     (Na monografia, não editada, da autoria do Prof. Gabriel Gonçalves “Subsídios para uma monografia”, consta a data de 1932 como o ano da criação do Sport Club Lanhesense)


     Ao clube foi dado o nome de Sport Club Lanhesense, tendo a equipa como orientador o conceituado professor do ensino primário então em exercício na escola em Lanheses, chamado Júlio de Melo, conhecido no meio como “professor Melinho”, funcionando em regime de total amadorismo e não filiado nas estruturas oficiais que regiam a modalidade.


     O primeiro espaço criado com balizas para treinos e jogos da equipa resultou do aproveitamento de um campo de lavradio de reduzidas dimensões, situado no lugar do Romão, no lado oriental da freguesia, perto e a sul da estrada municipal 202, entre Viana do Castelo e Ponte de Lima, a que foi dado o nome de “Campo dos Seixos”, de que falarei na continuação desta memorização de “FIGURAS E FACTOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL LANHESENSE”.


          A histórica fotografia aqui inserida é tida como sendo a que integra os elementos que formaram uma das equipas iniciais do Sport Club Lanhesense, destacando-se o facto de ser totalmente formada por jogadores naturais e habitantes da freguesia de Lanheses.


         Conheci todos. Porém, apenas retenho (vagamente) no acervo das minhas memórias ter visto jogar no Campo dos Seixos, o guarda-redes República, e os avançados Pilo e Chico do Vale, o qual viria depois a ser treinador, num curto período, da equipa da Casa do Povo de que eu fiz parte, e, ainda mais tarde, viria a ser o meu sogro.

….

(Foto do álbum da família de Rogério Dantas Rio, que foi atleta, treinador e dirigente influente na atividade desportiva Lanhesense durante vários anos e em diferentes cargos e instituições de serviços locais)

(Continua)



Remígio Costa 
2019.11.27


Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...