sábado, 26 de janeiro de 2019

ESTÃO DE VOLTA AS CEGONHAS-BRANCAS

  

     Estão de volta a Lanheses as cegonhas-brancas, cumprido que está o natural ciclo de migração para as bandas do sul. Cerca das 13:00 horas de hoje, sábado dia 26, uma ave daquela espécie estava pousada na chaminé onde, pela primeira vez vai para dez anos, se instalou um casal construindo ninho e procriou em oito épocas consecutivas. Desalojadas daquele local no ano passado, foram instalar-se no topo de palmeira morta de um logradouro de moradia particular, a pequena distância do ponto anterior, aumentando com mais três filhotes o já muito vasto agregado familiar.


    Não será improvável o reconhecimento de que se trata da matriarca de família de D. Lala e sr. Lima, a qual, com alguma surpresa decidiu fazer do centro urbano da freguesia o seu habitat permanente, dando regularmente origem a um gradual aumento da colónia da espécie transformada já em numerosos casais instalados nesta localidade e freguesias adjacentes. É também de crer que, à semelhança do procedimento habitual, o sr. Lima, quiçá demorado noutros afazeres, se junte brevemente à companheira para retomar com naturalidade o ritmo harmonioso familiar.

    Também, ao princípio da tarde de hoje, a garça dona Gracinha que já não era avistada desde há já alguns meses, deu-se a mostrar no local do costume do Parque Verde a fazer minuciosamente a refeição do dia.


Fotos: doLethes
Remígio Costa 

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTAS DE FRANCESINHAS?

  GOSTAS DE FRANCESINHAS?     Não há como a francesinha P’ra acalmar o apetite, É gostosa, bonitinha, E não fui só eu que diss...