sábado, 2 de junho de 2018

XXVIII DESFILE DE MARCHAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARGA E LIMA, em LANHESES, Viana do Castelo

  

    Integrado no programa das atividades culturais e lúdicas previstas para o encerramento do ano letivo de 2017/2018, o Agrupamento escolar de Arga e Lima, em Lanheses, Viana do Castelo, promoveu ontem sexta feira dia 1 de junho, o XXVIII desfile das marchas sanjoaninas renovando a tradição que se vem mantendo ininterrupta desde a criação da Escola Secundária implantada de raiz na então designada Quinta da Barrosa, daquela freguesia.

   A edição deste ano foi antecipada no tempo e teve menor participação dos alunos dos diferentes graus de ensino que a escola oferece, por exigências do escrupuloso  cumprimento do calendário e programa oficiais estabelecidos para o terceiro e último período letivo.

  O cortejo teve início ao cair da noite relativamente amena pelas 21:00 horas, saindo pela portaria principal da escola para cumprir o percurso habitual através do Largo Capitão Gaspar de Castro, o centro cívico da freguesia, regressando ao ponto de saída pelo lado oriental do Agrupamento, onde, no alargado espaço frontal ao edifício da escola secundária estava montado um palco amovível frente a ele concentrada uma pequena multidão preparada para assistir à exibição no estrado de cada uma das representações participantes.

  Estavam representadas nas marchas e subiram ao palco pela ordem a seguir mencionada, as escolas do ensino básico de Deão, do Agrupamento escolar de Lanheses, dos encarregados de educação e auxiliares educativos de Deão, e sucessivamente, as turmas do 5.º ano A, B, C, as do 6.º A, B e C. do primeiro ciclo da Escola EB/2,3, de Lanheses. Cada uma delas evocava uma ligação à floresta de à sua preservação e valor, recuperando uma delas a figura dos antigos guardas florestais e o primordial empenho dos bombeiros contra a devastação causada pelos incêndios.

  Todos os conjuntos representavam temas alusivos à Natureza, ao Ambiente, à Floresta e ao combate aos incêndios, vestindo trajes e enfeites condizentes com os correspondentes projetos. Os vestuários constituíram em grande parte trabalho de aula das turmas envolvidas sob orientação dos seus professores. As músicas foram maioritariamente escolhidas das tradicionais e populares marchas alfacinhas, e as originais e os arranjos introduzidos noutras tiveram como autor o professor da disciplina de música da escola. As coreografias estiveram, maioritariamente, a cargo de professores da disciplina de educação física.

   As marchas do ano letivo de 2017/2018 que agora finda, resultaram numa outra oportunidade de relacionar o Agrupamento Escolar de Arga e Lima com toda a comunidade onde se desenvolve, constituindo uma oportunidade de estimular a empatia que é essencial manter entre os responsáveis pela educação dos alunos, mas, também, entre estes e aqueles que ensinam e quem com eles aprende.

                             FORA DA ESCOLA















 
                                     NO ESTRADO















































Fotos: doLethes
Remígio Costa
     

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...