sábado, 23 de junho de 2018

ROMARIA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES, EM LANHESES (Viana do Castelo)

   

     No seguimento do tradicional calendário da sua ocorrência que coincide com o quarto domingo do mês de julho de cada ano, vai decorrer na freguesia de Lanheses, concelho e distrito de Viana do Castelo, entre os dias 19 a 22 daquele mês, a destacada Romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, grandiosa manifestação de fé e devoção religiosa cristã, celebração cuja antiguidade radica há alguns séculos passados, considerando que muito antes da conclusão da Capela na sua bela estrutura figurativa atual em 1759, era venerada a imagem de Cristo Crucificado levantada em simples Cruzeiro no adro da Igreja. 

    A imponente procissão que constitui a raiz da celebração das festividades é uma manifestação imponente e muito participada, quer pelo seu extenso e rigoroso figurativo que exibe quer pelo enquadramento do cenário em que atualmente decorre num percurso que passa pelo centro cívico de Lanheses e tem cerca de uma hora e tinta minutos de duração. Em tempos idos, refere a tradição popular que em época de seca extrema, o séquito procissional percorria os caminhos dos milheirais da veiga que bordeja o rio Lima levando a imagem do Senhor do Cruzeiro sobraçando com o braço esquerdo a Cruz do Sacrifício, para implorar-Lhe a vinda da chuva que multiplicasse os grãos das espigas e houvesse (mais) pão.

 Não ocorre festa no Alto-Minho que não integre uma componente lúdico-pagã e a de Lanheses não é exceção. Constam do nutrido programa os famosos concertos de bandas clássicas de atestado prestígio, desfiles de mordomas vestidas com os garridos trajes regionais típicos do Minho e leilão de tabuleiros, fogos de artifício, fanfarras, concertos de conjuntos pop, tasquinhas de "comes e bebes" e arraial com divertimentos populares, entre outros atrativos que o programa a seguir especifica.



  Detalhes da elaborada fachada figurativa religiosa da Capela do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, das mais representativas do género da arte Rocaille-barroco do país.







Fotos: doLethes
Remígio Costa 


1 comentário:

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...