sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

CEGONHAS-BRANCAS DE VOLTA A LANHESES (Viana do Castelo)

  

       Um exemplar de cegonha-branca passou na última semana de janeiro num voo horizontal rasante sobre o casario do Lugar da Agra, em direção ao oriente. Ontem, ao findar da manhã, a planar em círculos abertos durante alguns minutos o Largo Capitão Gaspar de Castro, outro, desapareceu depois por cima do arvoredo do jardim da Casa d'Almada (TH); hoje, há bem pouco tempo, pousava no cimo do tronco que resta de uma palmeira um par daquelas aves não sendo arriscado afirmar ser o mesmo que ali procriou no ano anterior, depois de ter sido desalojado do ninho levantado no cimo da chaminé do edifício da antiga casa o povo onde habitaram desde 2010, criando depois sucessivas gerações de filhotes em quantidade que ultrapassa as duas dúzias de filhotes.

      Porque efetivamente é de crer tratar-se de Dona Lala e do Sr Lima, o casal  pioneiro na exploração e escolha de Lanheses como habitat, e, muito provavelmente, os progenitores dos casais que agora proliferam e procriam nas localidades vizinhas, nomeadamente em Vila Mou e Fontão, dada a (presumível) escassez de locais onde gostariam de instalar-se os correspondentes domicílios no local da origem.

     São as andorinhas consideradas as tradicionais anunciadoras da primavera mas são as cegonhas-brancas que antecipam a boa nova, numa concorrência consentânea com as transformações naturais (ou não) derivadas dos fenómenos que vêm a flagelar o nosso planeta.
    


Fotos: doLethes
Remígio Costa 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...