domingo, 16 de janeiro de 2011

PAGAR PARA ACELERAR.


A 27 entre Ponte de Lima e Viana do Castelo.
            Quem nasceu a utilizar o primeiro e, durante muitos anos, único itinerário entre Lanheses e Viana do Castelo, recorda ainda o piso com mais buracos que asfalto, os paralelos polidos e irregulares em algumas partes do percurso, o traçado sinuoso e estreito do tempo das diligências e dos carros de bois e as chafarricas do fim da guerra de 1939/1945 movidas a gasogénio que se arrastavam em esforçado e incerto propósito de cumprir um horário raramente inferior a uma hora, se tudo corresse com alguma normalidade.

            Hoje, a distância pela ex-SECUT do queijo limiano re-denominada A-27, mesmo à velocidade permitida por lei é feita em poucos minutos com segurança e menor desgaste material e físico. E, até Abril próximo, "sem custos para o utilizador" que é o que quer dizer o acrónimo constituído por aquelas maiúsculas.
 
            Contudo, na sequência da determinação do Governo tomada no ano transacto, a gratuitidade que antes havia sido garantida foi abolida, mesmo que a medida tivesse inquinada de ilegalidade por não terem sido respeitados os pressupostos legais para a tributação duma via que serve a região reconhecidamente mais pobre do espaço europeu.

             Agora, é pagar ou largar. Tem pressa, pouca paciência e dinheiro? Use e pague. Tem pressa, muita paciência mas não pode pagar? Volte para trás, vá pela "sua" estrada.

             
 
         

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...