quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CONFIRMADO: VISON-AMERICANO!


   Um dos Vison-Americano (há, pelo menos, três) que habitam o "Olho".
  (Foto cedida por Manuel Sousa)
 
         Acabo de receber a confirmação de que os animais que ultimamente apareceram nas águas estagnadas e salobras do "Olho", de um e outro lado do pontão da Avenida Rio Lima, pertencem à espécime da espécie Mustela Vison, Vison Americano, sem margem para qualquer duvida.

         Acabam-se, deste modo,  as reservas que se levantaram de poderem ser lontras Lutra Lutra, bastante comuns neste habitat e com perfil muito semelhante.

2 comentários:

  1. Afinal a minha teoria, estava correcta. Sr. Remígio, agora temos ( face a expressão ) de monitorizar o "Olho" de modo a que não se transforme esta aparição da espécie numa praga! O ciclo de reprodução deles é entre Fevereiro e Abril e lá para meados de Maio nascerão umas 4 a 6 crias, o que em linguagem natural não se traduzirá por mais 6 pequenos visons, dada a alta taxa de mortalidade enquanto crias, embora o contrário também possa ocorrer. Esperemos também, que os oportunistas do costume não apareçam...o Sr. sabe do que estou a falar! Bem haja.

    ResponderEliminar
  2. sérgio:

    Está confirmada a sua opinião. Vamos acompanhar o assunto a ver como evolui. Pode até verificar-se o desaparecimento desta espécie do local se escassear a alimentação de que carecem. A reserva de água é pequena e se permanecer a seca podem acabar os lagostins e eles escolherem outro local.

    Cpts.

    ResponderEliminar

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...