sábado, 7 de novembro de 2009

A PAIXÃO DO CARLINHOS



            Todos o tratam por Carlinhos mas o seu nome de baptismo é Carlos Manuel, a que se juntam os apelidos da família, Lima Pereira. Carlos Manuel Lima Pereira não sabe que este nome engloba dois antigos craques do futebol nacional, actuando, um, como destacado atleta do SLB (Carlos Manuel)  o outro, no seu rival FCP (Lima Pereira), um central de grande categoria. Mas o gosto que Carlinhos nutre pelo futebol nada teve a ver com a relevância daqueles destacados atletas e, certo será, nunca deles terá ouvido sequer falar a não ser, talvez, do benfiquista por influência de familiares que seguem o emblema do clube da capital.
             De clubes o Carlinhos gosta é do Lanheses. Das equipas do Lanheses, seja a principal ou a de veteranos é vê-lo no Estádio 15 de Agosto (que designação mais patética...), do lado da central, bem alinhado com a marcação que divide o rectângulo de jogo, braçadeira de "faz de conta" no antebraço esquerdo, impecavelmente trajado a que não falta a gravata, anotando as incidências do jogo num bloco-notas com uns rabiscos que imitam os de experimentado estenógrafo e que só ele entende. De quando em vez, manda "instruções" para dentro do campo sem se importar com a indiferença dos atletas que as não ouvem,  mas é nos incitamentos à equipa e nos aplausos quando acontece o golo que o Carlinhos mais se evidencia.
              Nunca o seu comportamento mereceu qualquer censura fosse por palavras ou gestos. As autoridades da segurança, os árbitros e, em grande número, intervenientes de outras equipas e seus acompanhantes, já o conhecem e nutrem por ele a maior simpatia e compreensão. Sempre que é viável integra, nas visitas ao campo dos adversários, a comitiva dos jogadores que o consideram uma verdadeira mascote e lhe prodigalizam toda a atenção e o maior carinho.
              O Carlinhos, sendo uma pessoa diferente, goza de condições que lhe permitem ter qualidade de vida e, a sua participação na actividade social da comunidade contribui para uma fácil integração no meio em que se insere.
               -'Tá tudo, Carlinhos?, pergunto, em jeito de saudação amistosa.
               - Tudo, responde de imediato estendendo a mão para o cumprimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...