quinta-feira, 24 de julho de 2025

DROGARIA TONINHO, NO LARGO A UM CANTINHO.

 

              Está aberta há já alguns anos num cantinho recatado no início da rua de Agra de Cima, a nascente-sul do Largo Capitão Gaspar de Castro, a DROGARIA TONINHO, onde se pode adquirir tudo o que se necessita tanto numa casa de aldeia como de qualquer povoado, desde máquinas, ferragens, ferramentas, material elétrico e de pichelaria, mas também redes para vedações, tubos, torneiras, mangueiras, baldes, gás, parafusos, pregos, lixa, martelos, colas, enfim, o que é corrente e necessário, e podendo o fregês contar com um atendimento de referência, solicito e rápido.

             António Oliveira, natural de Lanheses, conhecido por Toninho desde que na antiga Casa de José Martins Agra, ainda moço de escola deu início à sua atividade de caixeiro, passou depois a desempenhar idênticas funções na loja de Mário Agra, esta no Centro Cívico, lado norte, do Largo Capitão Gaspar de Castro, onde se manteve até ao encerramento definitivo da loja de ferragens. A partir daí, tomou a iniciativa de se instalar por conta própria num espaço devoluto que tinha servido de armazém da casa onde trabalhava, mas, não obstante a sua persistência, não lhe foi concedida licença para se instalar num local considerado sem condições básicas para o fim em vista.

           Foi então que, beneficiando da saída da casa de eletrodomésticos TIEN21, que há tempo lá funcionava para outra mais ampla e central, também no Largo da Feira, o Toninho encontrou o espaço ideal para lá instalar o seu comércio, à entrada da Rua Agra de Cima, no prédio que à direita faz esquina na citada rua, onde se mantém até hoje com o estabelecimento que procurava.

         António Oliveira granjeou na comunidade local uma aura de simpatia e excelência de procedimento, honesto e  prestável. Tinha (tem) uma paixão inabalável pela prática de futebol, tendo sido jogador do Grupo Desportivo da Casa do Povo e do União Desportiva de Lanheses (UDL), na posição de defesa direito durante vários anos.

        O que não coube no texto acima, vem nas fotos abaixo publicadas.

               Rua Agra de Cima, do lado direito O TONINHO
 
                           INÍCIO, A N, DA RUA DA AGRA







Remígio Costa 

Texto e fotos

        

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANDORES DA SOLENE E IMPONENTE PROCISSÃO DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES NA VILA HISTÓRICA DE LANHESES

                 Pelas 17:00h de domingo dia 27 do corrente mês de julho, decorre a Solene e Majestosa Procissão da Festa em Honra do Senhor...