Está em vias de ser lançado à água no rio Lima na Vila de Ponte de Lima, mais uma versão dum barco água-arriba ao qual já foi dado o nome de "Rainha D. Teresa", em homenagem à Rainha que concedeu a elevação a Vila de Ponte de Lima, em 4 de março de 1125, faz 900 anos!
A construção deve-se, tal como a do anterior água-arriba batizado como "Ponte de Lima" ainda em permanente atividade, aos lanhesenses Mestre CANINHAS, coadjuvado pelo seu amigo Amélio Pereira, com a anuência e apoio da Câmara Municipal da bela Vila limana que não pretende ser cidade.
Manuel João, universalmente tratado por "CANINHAS" desde a puberdade, é artesão por gosto e paixão. Iniciou a sua aprendizagem numa oficina de ferragem, mas, à medida que ia crescendo e praticando, multiplicou as suas aptidões naturais pelos mais diversos e relevantes ofícios, inicialmente na terra da sua naturalidade,e, posteriormente, na situação de emigrante ao longo de muitos anos. Foi suficientemente compensado pela qualidade e pluralidade dos serviços prestados, fruindo atualmente em ambiente familiar vida estável visivelmente estável.
É, presentemente, uma das figuras notáveis da comunidade lanhesense, pelo reconhecimento das suas qualidades funcionais e da aceitação que merece e lhe concedem os muitos amigos seus conterrâneos.
Remígio Costa
Texto e fotos
22.07.2025
Sem comentários:
Enviar um comentário