domingo, 25 de agosto de 2024

O CASTELO E OS ESPIGUEIROS DE LINDOSO

       

      

                               ENTRADA DO CASTELO


          Cerca de oitenta anos decorreram sobre a primeira vez que entrei no Castelo de Lindoso, numa visita de estudo proporcionada pelo Liceu Nacional de Viana do Castelo aos alunos do primeiro ciclo de estudos do qual fiz parte nos dois primeiros anos. Da visita, o único episódio que (ainda) retinha  na memória tem a ver com a cena que protagonizei por detrás das ameias da Torre de Menagem do Castelo, ao soltar um grito de "aviso" mais ou menos nestes termos: -atenção,tropas inimigas à vista!, numa imitação das estórias aos quadradinhos que lia no Mosquito, no Mundo de Aventuras e outras publicações infantis daquele tempo. Perto de mim andava o professor Naftali (?), que me puxou para trás pelas tiradeiras (suspensórios) não fosse eu saltar das ameias ao encontro do "inimigo" para o combater. 

       Não fazia qualquer ideia sobre a existência de espigueiros no lado norte do Castelo, em Lindoso. Sabia e visitei, há poucos anos, os que estão no Soajo. Não são muitos mas estão bem tratados e têm excelente aspeto. Posteriormente, mais atento às reportagens divulgadas nos media, dei relevância às notícias que falavam dos espigueiros existentes em Lindoso, cujo número excedia a meia centena!

      O interesse em regressar a Lindoso passou a ser prioritário a ser satisfeito na melhor oportunidade. Aconteceu, ontem. Eu e apenas a minha vontade inabalável de conhecer, metemo-nos ao caminho. Passei Ponte da Barca em festa de S. Bartolomeu, depois por Vila Nova de Muia entrei na estrada onde as curvas, de tantas sucessivas e apertadas, dão a volta à cabeça de um aventureiro e fomentam o enjoo. Com um olho nas placas de sinalização toponímica e outro na curva já a seguir, fui ao ponto de duvidar do itinerário para chegar ao destino até dar conta do sinal LINDOSO. Que alívio!

       Estacionei perto do Castelo e entrei com o controle desativado. Segui até à receção onde uma funcionária me vendeu o bilhete de acesso (€1,50) e me concedeu informação básica sobre a visita. 

       É um Núcleo Museológico onde prevalecem referências e figuras alusivas à História  do Castelo, que se veem em poucos minutos se não forem lidas as descrições escritas em painéis afixados. 

       Saí para cumprir o circuito exterior. Foi, então, que pude constatar o "bairro" dos espigueiros aglomerados a norte, cujas fotos abaixo dispensam quaisquer descrição.

       Ora acompanhem-me e vejam:

                                                     OS ESPIGUEIROS


























                                                    REGRESSO AO CASTELO

































 

O FORNO ONDE OS PORTUGUESES FAZIAM O PÃO E ASSAVAM AS REZES PARA ALIMENTAR OS GUERREIROS PORTUGUESES QUE COMBATIAM OS ESPANHÓIS





                                                           PAINEL DE ENTRADA

:

 NOTA.

O céu de chumbo e chuva miudinha "atrapalharam" um pouco a recolha das imagens e são a causa das "nódoas" que se notam nalgumas fotos. A

A SEGUIR.

                        VISTA PARCIAL DA BARRAGEM DE LINDOSO


VALEU A PENA, GRAÇAS A DEUS.


                                               F   I   M

Texto e fotos:

Remígio Costa 
 

     

     

       

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUADRA NATALÍCIA E ÚLTIMOS DIAS DO ANO VELHO, EM LANHESES, VIANA DO CASTELO

             ILUMINAÇÃO DE NATAL         Tal como vem acontecendo há anos a esta parte, casas e espaços de convívio da Freguesia são...