sexta-feira, 16 de outubro de 2020

30.º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LANHESES.

 


          

 

         A Escola EB 2/3 Secundária do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, em Lanheses, Viana do Castelo, completou ontem dia 15 de outubro trinta anos de atividade. Ainda numa fase de conclusão das obras nos acessos, a Escola reunia as condições para iniciar a atividade regular de ensino acolhendo alunos da localidade e de várias freguesias da periferia de Lanheses. No arranque com algumas centenas de matrículas, a Escola haveria alguns anos depois a chegar aos mil e duzentos alunos. Atualmente a frequência anda pela metade.

         A estrutura inicial viria a ser complementada com a construção, no lado norte, com mais um edifício criando uma estrutura que permitiu abrir um auditório e novos departamentos necessários às atividades letivas.

        O sucesso escolar da Escola Secundária de Lanheses principiou no momento em que entrou em funcionamento, crescendo progressivamente no decorrer dos trinta anos que leva de existência. A qualidade do ensino foi certificada e elogiada ao longo do tempo quer por entidades da tutela em visitas e inspeções oficiais, quer por personalidades da área da ciência, investigação, desporto e de escritores de mérito consolidado que a conheceram na qualidade de visitantes.

       A Escola afirmou-se pela excelência e eficiência do trabalho docente, pela disciplina e ordem dos alunos na área das instalações, pela ação diligente e conhecedora dos responsáveis da magnífica biblioteca que possui, pela assiduidade e trabalho exemplar de vigilância dos funcionários não docentes e administrativos e pela qualidade das refeições confecionadas pelas cozinheiras do quadro da Escola, e pelo esforço desenvolvido pela Direção para a envolver na comunidade onde labora.

      Centenas de alunos que por ali já passaram prosseguiram e obtiveram cursos universitários, cargos profissionais, ingresso na função pública, complemento de cursos e carreiras e em funções de ordem administrativa e lugares de gestão de empresas.

     Manuel Agostinho Sousa Gomes, professor efetivo licenciado em História foi o primeiro diretor e exerceu sucessiva e ininterruptamente o seu mandato até ao ano letivo findo. Neste longo período de tempo, o Dr. Agostinho protagonizou uma liderança de alto mérito ficando a dever-se à sua ação a disciplina interna e a credibilidade do funcionamento da Escola e, especialmente, a conservação impecável da estrutura construída e a ornamentação e limpeza dos espaços envolventes, conferindo-lhes uma aura de zelo e simultaneamente de excelente impressão a quem acede ao interior.

     Tive o privilégio de terminar a minha carreira profissional nos serviços administrativos da Escola da terra da minha naturalidade. Tomei posse do cargo desde o início da atividade escolar da Escola Básica e Secundária, ainda sem funcionários nos serviços, tendo exercido funções cerca de seis anos.

     Parabéns, linda Escola de Lanheses. Completa muitos aniversários, continua bonita, sábia e útil.

   

   

Fotos: doLethes

Remígio Costa

       

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...