sexta-feira, 26 de junho de 2020

RODODENDRO COM TRÊS BOLAS DE BILHAR

          




          Há já alguns anos que venho a divulgar neste blogue pormenores respeitantes à surpreendente resiliência de um rododendro (rhododendron), existente no jardim particular do Paço dos Almadas (TH), em Lanheses, realçando o facto do centenário arbusto continuar a florir a cada nova primavera que vence, não obstante o visível estado de degradação do que resta da sua decrépita estrutura.  

           Não são, contudo, as lindas flores, que neste momento já não tem, que me levaram de novo a falar do comportamento do singular rododendro, mas o facto de se apresentar agora com três esferas vermelhas como autênticas bolas de bilhar, atravessadas ao meio pelas hastes dos respetivos ramos em que se encontram (!), o que não dei conta tivesse acontecido nos anos anteriores.

           Uma busca a que procedi no wikipédia para tentar obter informação elucidativa, resultou infrutífera. Publico a fotografia do que me foi dado observar na espetativa de que, através da sua visualização, alguém com conhecimento prático me queira elucidar.

          


(Esclarecimento)

O "caso" estranho que aqui divulguei com o título acima, no qual manifestava surpresa pelo facto de ter nos galhos três bolas vermelhas idênticas a bolas de bilhar, não passa afinal de fake news, isto é, uma falsa informação, pelas razões que passo a explicar.
O rododendro acontece junto do muro do jardim e quem passa junto a ele no passeio, facilmente dá conta, e estranha, as visíveis bolas vermelhas.. Alguém que por lá tinha passado, deu-me conta do que tinha visto instando-me a que fosse eu próprio verificar. Pude, então, constatar localmente a insólita "fruta", confirmando aquilo que desde logo me pereceu ser verdade:tratavam-se efetivamente de bolas de plástico, as quais, pressionadas com os dedos, abriam em meias luas e facilmente encaixavam nos ramos e depois de apertadas pareciam pertencer aos ramos onde estavam colocadas.

Postei mais pelo interesse em falar do singular rododendro, esse sim verdadeiro resistente à condição de velho, mas sobretudo pelo humor de quem teve a insólita lembrança de converter bolas de plástico num atraente "fruto" de rododendro que jamais existiu.

Não espero dos meus seguidores senão um sorriso de boa disposição e de paciente compreensão.

Do autor..


           
Fotos: doLethes
Remígio Costa
           

Sem comentários:

Enviar um comentário

GOSTAS DE FRANCESINHAS?

  GOSTAS DE FRANCESINHAS?     Não há como a francesinha P’ra acalmar o apetite, É gostosa, bonitinha, E não fui só eu que diss...