quarta-feira, 28 de abril de 2010

AS ALMINHAS DE LANHESES (III)

       

  Na Rua de S. Frutuoso que, da Rua da Torre, à fonte da Rebiqueira, conduz à capelinha do Lugar do Outeiro, no trajecto que noutros tempos era a estrada para Ponte de Lima, podemos encontrar uma alminha das seis identificadas na freguesia, mais uma das que já não merece a veneração dos crentes.
           Este exemplar não difere do típico modelo moldado no granito, apresentando uma concavidade destinada à imagem característica destas construções no cimo da qual se encontra uma cruz. Por baixo de cada um dos braços desta, duas formas ovaladas em relevo contêm as seguintes inscrições: "ANNO" e "18..", à direita e à esquerda, respectivamente.
           Dentro do muro onde se situa este nicho, as ruínas de uma antiga casa (dos Balandras) são o que resta de um tempo cuja memória se perde na neblina dos muitos anos já passados e só é possível recrear com a ajuda destes testemunhos que eles transportam  até aos nossos dias.
         

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...