sábado, 24 de abril de 2010

AS ALMINHAS DE LANHESES (II)

        
           Contrariamente ao que tínhamos apurado e informado anteriormente, são seis e não cinco, as alminhas identificadas na freguesia. Isto, porque, quando menos esperaríamos, fomos surpreendidos com a  existência de uma sexta unidade no lugar do Seixô, no final da Rua das Moleiras, a poucos metros da Fonte das Gáveas, da vizinha freguesia de Vila Mou.
           A alminha que vimos divulgar é de construção recente e não tem traça de criatividade relevante nem interesse arquitectónico. É um nicho construído em cimento e azulejos, com porta de vidro e cadeado, tendo no interior uma estampa onde aparece Nossa Senhora do Carmo, em caixilho de madeira e, o seu acabamento, está longe da perfeição.
           A sua construção remonta aos anos sessenta do século anterior por iniciativa de Manuel Pereira de Castro Ramos, já falecido, em homenagem à Senhora por quem tinha grande devoção tendo para tal fim obtido previamente autorização da edilidade camarária. A manutenção e zelo da alminha é, presentemente, assegurado pelas filhas de Manuel Ramos, que, com a sua mãe Piedade Fernandes da Costa, têm a sua habitação perto do prédio onde ela está construída.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...