sábado, 24 de abril de 2010
AS ALMINHAS DE LANHESES (II)
Contrariamente ao que tínhamos apurado e informado anteriormente, são seis e não cinco, as alminhas identificadas na freguesia. Isto, porque, quando menos esperaríamos, fomos surpreendidos com a existência de uma sexta unidade no lugar do Seixô, no final da Rua das Moleiras, a poucos metros da Fonte das Gáveas, da vizinha freguesia de Vila Mou.
A alminha que vimos divulgar é de construção recente e não tem traça de criatividade relevante nem interesse arquitectónico. É um nicho construído em cimento e azulejos, com porta de vidro e cadeado, tendo no interior uma estampa onde aparece Nossa Senhora do Carmo, em caixilho de madeira e, o seu acabamento, está longe da perfeição.
A sua construção remonta aos anos sessenta do século anterior por iniciativa de Manuel Pereira de Castro Ramos, já falecido, em homenagem à Senhora por quem tinha grande devoção tendo para tal fim obtido previamente autorização da edilidade camarária. A manutenção e zelo da alminha é, presentemente, assegurado pelas filhas de Manuel Ramos, que, com a sua mãe Piedade Fernandes da Costa, têm a sua habitação perto do prédio onde ela está construída.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
QUADRA NATALÍCIA E ÚLTIMOS DIAS DO ANO VELHO, EM LANHESES, VIANA DO CASTELO
ILUMINAÇÃO DE NATAL Tal como vem acontecendo há anos a esta parte, casas e espaços de convívio da Freguesia são...
-
CARTAZ Numa sessão que decorreu na Salão Paroqu...
-
A noite já caíra sobre o Parque Verde quando ainda não estava cumprido o programa da festa iniciado pel...
-
RAMALHINHO - Letra do reportório de dança do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Lanheses, Viana do Castelo: Eu cortei o ra...
Sem comentários:
Enviar um comentário