quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

A AURORA QUE FLORESCE COM CENTO E SETENTA ANOS DE VIDA

        

                CAPA ESPECIAL DO SEMANÁRIO "A AURORA DO LIMA"

     O semanário vianense a "A AURORA DO LIMA" celebrou na passada segunda-feira dia 15 do corrente mês de dezembro, CENTO E SETENTA anos de existência. Fundado em 15 de dezembro de 1855 é o jornal em circulação mais antigo de Portugal Continental e o segundo com com a inclusão do arquipélogo dos Açores onde, em Ponta Delgada, é líder o jornal O AÇOREANO ORIENTAL, fundado a 18 de abril de 1835, mais antigo vinte anos que a AAL, considerado entre os jornais mais veterano do mundo em circulação ininterrupta.

      O jornal vianense não é apenas regional porque abrange não só imigrantes deslocados em Portugal, mas também chega a centenas de leitores que fazem parte da diáspora portuguesa de minhotos espalhada pelo mundo. Sendo um jornal abrangente da vida social e económica da comunidade de que faz parte,abre também as suas páginas à opinião de comentadores e escritores maioritariamente naturais de Viana do Castelo e do Minho, onde também possui uma rede de correspondentes e agentes locais nas freguesias na qual me integro, e nas vilas e cidades do distrito que fazem páginas no semanário minhoto.

     Dos cento e setenta anos de publicações da AAL, CEM (!) estão já copiadas e inseridas na internet pela Câmara municipal vianense sendo acessível a quem pretenda ser informado de tudo o que o atual semanário publicou no decorrer da sua já longa caminhada no tempo. 

    Para comemorar o aniversário a atual Administração do jornal promoveu, no dia quinze do mês em curso, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal, uma solene conferência na qual estiveram presentes e usaram da palavra, o Diretor da Biblioteca Rui Faria Viana, vice-presidente da autarquia, Manuel Carlos Silva, sociólogo e professor universitário, o economista José Martins e o atual Diretor do semanário Gonçalo Fagundes Meira, o qual fez uso da palavra ao iniciar a sessão.

    Na sala aberta da sessão, estavam presente elementos que fazem parte da direção do semanário, funcionários dos serviços administrativos, alguns correspondentes e um número relativamente avultado de presentes maioritariamente de idade mais avançada, alguns dos quais intervieram nos discursos com perguntas para esclarecimentos de assuntos tratados.

  

               Da direita para a esquerda: Gonçalo Fagundes Meira, José Martins, Manuel Carlos Silva e Rui Faria Viana. No fim a apresentadora cujo nome não registei.

     

    


                 Diretores que foram da A Aurora do Lima por ordem descendente (13), sem inclusão do atual, Gonçalo Fagundes Meira.

 

                        O sub-diretor do jornal Rui Barbosa (antes do fotógrafo, de mãos a puxar o casaco, e na ponta, dois funcionários M/H do semanário.

           GONÇALO FAGUNDES MEIRA, o atual diretor de "A  AURORA DO LIMA"


Remígio Costa 
2025,12.18
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A AURORA QUE FLORESCE COM CENTO E SETENTA ANOS DE VIDA

                          CAPA ESPECIAL DO SEMANÁRIO "A AURORA DO LIMA"      O semanário vianense a "A AURORA DO LIMA" c...