Submerso e amarrado ao estrado de acostagem no rio Lima no topo sul do Parque Verde, o barco água-arriba "LANHEZES" foi, ontem quinta-feira dia 23 de outubro corrente, removido do local num trabalho conjunto de uma brigada de bombeiros municipais e um grupo de voluntários de Vila Histórica de Lanheses sob orientação do artesão lanhesense Caninhas, e levado para a margem esquerda com vista a ficar sobre areia no descer da maré. A manobra da retirada do água-arriba não foi de todo fácil, dado
que o barco cheio de água e com o mastro erguido a balancear, acabou por tombar não obstante a tentativa dos mergulhadores para o evitar.
Com a maré em baixo e reunidas as condições apropriadas para a manobra do regresso , a embarcação construida (a primeira, de três) pelo altruista e experiente artesão Caninhas, foi conduzida e atracada à margem direita e deslocada para fora do leito do rio, com a ajuda de um grupo de voluntários do qual fazia parte o responsável de nome Benjamim, que nos últimos anos teve a seu cargo a condução e manutenção do água-arriba. Era conhecido o mau estado da estrutura do histórico "Lanhezes" não obstante as reparações feitas para ter condições seguras para fazer viagens de recreio e de participações em festividades nas localidades por onde o rio Lima passa com cerca de trinta pessoas a bordo.
O água-arriba voltará ao rio Lima de vela quadrada redonda içada no mastro, para gáudio da comunidade da Vila Histórica de Lanheses.
ÀGUA-ARRIBA DE VOLTA AO CAIS
Remígio Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário