segunda-feira, 25 de julho de 2022

A APRESENTAÇÃO DAS BANDAS DE MÚSICA REVELHE DE FAFE E DE LOUSADA NA ROMARIA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES

       As bandas de música tradicionais são parte essencial do programa das festas e romarias que decorrem no Alto-Minho, constituindo um objetivo primordial das comissões organizadores dos certames escolher as que gozam de maior fama e prestígio e que, por si só, preencham a qualidade do cartaz. É o caso da Romaria do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, que em Lanheses decorre anualmente no quarto domingo de julho, onde as comissões organizadores do evento procuram contratar as melhores pelo preço mais acessível.

     No ano corrente, as opções foram a Banda de Revelhe de Fafe e a Banda Musical de Lousada, as quais gozam de grande prestígio pela qualidade dos concertos que executam e que suscitam o interesse de um número elevado de apreciadores.

     A apresentação das Bandas no recinto dos festejos tem um ritual adequado às cerimónias públicas quer na escolha dos temas musicais quer na movimentação e formação dos seus elementos. No caso de Lanheses, as bandas entram no recinto da festa, dão uma volta à Igreja e param em frente à entrada onde são recebidos pela Comissão de Festas, pelo pároco da Paróquia e personalidades administrativas, se houver. Após a execução de algumas peças, a formação concentra-se em frente à Capela do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, onde entretanto se reconstituiu o conjunto dos anfitriões atrás referidos, retomando a execução dos números adequados ao momento solene, com os quais fica cumprida a cerimónia da apresentação.

     Foi assim com a BANDA MUSICAL DE REVELHE DE FAFE,

acedendo ao recinto pelo lado sul da estrada da Rua da Corredoura,

 














e, seguidamente, da BANDA MUSICAL DE LOUSADA, a qual fez a entrada pela estrada da Rua da Corredoura, mas, pelo lado norte,

















Fotos: doLethes

Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

"BELLE EPOQUE" NA FESTA DE SANTO ANTÃO ABADE

          É a única foto do meu álbum de recordações obtida na festa em honra de Santo Antão;  não tem inscrita a data e de memória não co...