sábado, 9 de janeiro de 2021

ABRIU A PESCA LEGAL DA LAMPREIA A MONTANTE DA PONTE DE LANHESES

        

 


       No ano corrente a pesca legal da lampreia no rio Lima a montante da ponte de Lanheses abriu neste sábado, dia 9, do corrente mês de janeiro. Há já alguns dias que os habituais pescadores naquela zona, quase todos amadores, aguardavam expectantes a abertura legal da época preparando e testando as pequenas embarcações com motor fora de borda e demais apetrechos utilizados, ao mesmo tempo que visionavam as condições do fundo do rio no talhão que têm destinado e onde pensam poder vir a pescar, usando o bicheiro, o esguio peixe a recuperar do esforço da longa viagem da subida do rio.

        Contando com os da margem esquerda, serão cerca de uma dezena os pescadores que se dedicam à pesca da lampreia-marítima, a variedade comum do Lima, que exercem com mais assiduidade e tempo de trabalho. Quase todos o fazem por paixão e prazer mas não alienam o benefício económico que o exercício da atividade representa, podendo auferir rendimentos significativos numa boa época sazonal. 

       A pesca da lampreia em Lanheses é uma atividade que vem de tempos imemoriais. Todos os que a praticavam e conheci na infância já não pertencem ao número dos vivos; Ti Gusto da Clara e filho Manel, Carolino, Rochinha, Badalheiro e filho Alfredo, Zé do Rego, são agora representados pelo Neu Tuta, Luís, Adriano, Carlos, Zé Ilídio, Rocha, Catolino, Caninhas, entre outros, sendo que este último, além da pratica em regime amador a exerce também em modo empresarial. Uns mais do que outros, numa safra bem sucedida, o trabalho pode ser bem remunerado.

        Atualmente, o consumo da lampreia em restaurantes é uma iguaria muito reclamada e prato obrigatório na ementa turística. Há iniciativas promocionais de grande impacto social, dias "da lampreia" especiais para o consumo que decorrem em localidades e regiões diversas, cada uma reclamando a genuinidade e a primazia da qualidade da confeção do pitéu, às quais acorrem os apreciadores vencendo quilómetros sem conta ou medida. Em Lanheses também já se promoveram (recentemente) eventos desta natureza.

         Nos anos quarenta do século passado, uma lampreia com a apresentação de debutante vistosa valia, entregue à mão no domicílio, entre 2$50 e 5$00, na moeda então em vigor. Não obstante, nem sempre o vendedor convencia um comprador: era cara... Nos novos tempos, o valor pode começar nos €50 ou 60, quiçá mais se o produto for escasso, por unidade no dealbar da época descendo gradualmente até ao primeiro mês do ano sem "r", isto é, de Maio, quando o peixe já deixou de ser atrativo e novidade.

        Pescado na estação do inverno o peixe permite a congelação sem perda de qualidade podendo assim ser consumida na estação quente do ano, designadamente, por quem estando emigrado na fase da pesca vem à terra da naturalidade em gozo das férias. No que à preparação concerne a lampreia permite ser cozinhada ao gosto de cada apreciador, sendo as duas  mais correntes a preparada com arroz e à bordalesa, mas ainda com feijão e assada na brasa, entrando até na composição de gelados. A preparação exige alguns conhecimentos específicos, designadamente, a necessidade de retirar um pequeno órgão interno do corpo com o qual o peixe ficaria intragável.

         

         É voz corrente mas com  fundamento na diferença de temperatura  da água, que a melhor lampreia é a que provém dos rios do norte do país, do Douro ao Minho.

       

         Então, boa safra para todos.




Foto: doLethes

Remígio Costa

    

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...