segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

STOP É PARA PARAR!

           

            Acesso ao Largo da Feira vindo da Avenida Rio Lima

 

      Aprendi na escola de condução que no sinal "stop" é para parar "ainda que seja no deserto", mas a obrigação nem sempre é respeitada e cumprida seja por ignorância ou distração ou por mera atitude de desrespeito das regras legais e ausência de censo cívico.

       Quem pretende aceder ao Largo Capitão Gaspar de Castro, em Lanheses, subindo pela Avenida Rio Lima, tem prioridade relativamente ao trânsito à direita e à esquerda da via. Houve, em tempos, um sinal de stop colocado no topo do passeio à entrada do Largo, do lado onde funcionou a estação do Correio, mas a placa foi removida. Permanecem, contudo, para o trânsito transversal à Avenida, à direita e à esquerda, os sinais de paragem obrigatória, os quais, muito frequentemente, não são respeitados.

       Uso várias vezes por dia o percurso atrás descrito tendo assistido a situações verdadeiramente arrepiantes provocadas sobretudo pelos condutores dos veículos que vêm do lado direito, onde a visibilidade é mais reduzida. Há dias, alguém que aparentava ser jovem, saiu dali a conduzir uma viatura ligeira a uma velocidade acima de qualquer prudência não se tendo sequer dado ao cuidado de olhar à esquerda para se certificar se algum veículo com prioridade estava a entrar. Estes atropelos à sinalização são frequentes, e só por feliz coincidência é que não acorrem embates de consequências desastrosas. Até um dia.

       No espaço do Largo e ruas convergentes é cada vez mais difícil encontrar lugar para estacionar. E onde não há estacionamento acessível, desencoraja eventuais clientes do comércio local. Acresce à falta o facto de ainda ninguém se ter lembrado de criá-los para estacionamento diferenciado.


Foto: doLethes

Remígio Costa

      

       

Sem comentários:

Enviar um comentário

CARTAZ E PROGRAMA DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES APRESENTADOS EM CONCERTO

                     No dia 18 do próximo mês de maio, sábado, pelas 21,15h, no auditório do Centro Paroquial de Lanheses, Largo da Igreja, ...