sexta-feira, 3 de julho de 2020

NO RANKING NACIONAL DAS ESCOLAS DO ENSINO SECUNDÁRIO, A ESCOLA DE LANHESES FOI A MELHOR CLASSIFICADA DO CONCELHO DE VIANA DO CASTELO.

     


     O método da avaliação das escolas a nível nacional vale o que vale, todavia, merece ser louvado o facto de a Escola Básica e Secundária de Arga e Lima, do Agrupamento de escolas com a mesma designação, localizada em Lanheses, ter obtido a melhor posição entre os estabelecimentos do ensino oficial do concelho de Viana do Castelo. É de realçar ainda que no ranking da Lusa, entre o conjunto dos que subiram na escala mais de 200 lugares, a Escola de Lanheses está posicionada em 3.º lugar, subindo do 316.º para 114.º. Já no "ranking de sucesso" organizado pelo Jornal Económico, Arga e Lima situa-se na honrosa 4.ª posição. 

     Estes rankings "analisam a percentagem de alunos que concluíram o ensino secundário sem qualquer chumbo e notas positivas nos dois exames das disciplinas trienais" avaliando o sucesso obtido pelos pelo percurso escolar dos alunos e não apenas pelas notas por eles conseguidas nos exames.

    (Dados recolhidos da notícia inserida no semanário vianense "A Aurora do Lima" na edição da passada quinta feira dia 2.07)

    A Escola Secundária de Arga e Lima tem vindo ao longo do tempo a consolidar progressiva e firmemente a condição de modelar instituição nas múltiplas vertentes da administração, educação e do ensino, certificada não somente pelas altas figuras da tutela e pelas inspeções de serviço de rotina que por ela têm passado, mas também por ilustres personalidades da vida cultural que pessoalmente conheceram a realidade do seu funcionamento, escritores, cientistas, investigadores, permitindo-me relevar as frequentes referências públicas abonatórias do Professor catedrático recentemente jubilado Doutor Manuel Sobrinho Simões, o qual por duas vezes que a visitou se deixou cativar pelo modo exemplar como a Escola funcionava, a par da ordem reinante no complexo e do estado das conservação das instalações e dos arranjos dos canteiros, das árvores e na impecável limpeza geral, bem como no eficiente desempenho da funções cometidas aos funcionários da administração escolar e dos prestimosos agentes auxiliares não docentes. 


Remígio Costa 

     
    

2 comentários:

  1. Muitos parabéns a todos os envolvidos: docentes, funcionários, alunos e encarregados de educação.
    JP

    ResponderEliminar
  2. O ensino não é de facto o melhor, os professores "catedráticos" são maus professores. Já foram meus e ainda continuam a ser dos meus filhos, com metodologias antigas, não inovam, não cram rotinas nos alunos e ainda permitem que os mesmos copiem.

    Ranking assim é muito fácil estar a frente.

    ResponderEliminar

"AS MAIAS ou OS MAIOS" E AS GIESTAS NO COMEÇO DE MAIO

                               É um costume popular que ainda resiste à progressiva e inexorável extinção, sobretudo nos meios rurais onde a...