sábado, 20 de abril de 2019

FEITOS AO BIFE E AO AMBIENTE PASCAL

 
    Está a ganhar estatuto de tradição (também) nesta freguesia comer em grupo no sábado de Aleluia o popularizado "bife da Páscoa". São vários os locais em Lanheses, designadamente no Centro Cívico onde, hoje, véspera da festa da Páscoa, decorrem almoços conjuntos de cujo prato a consumir, "à farta", consta, obrigatoriamente, o bife bovino. 


  
    O consumo de carne de bovino na quadra pascal é um hábito que vem prosseguindo um caminho longo na tradição de Lanheses; muitos se recordarão, como eu, de ver na semana que antecede a Páscoa, bovinos aos pares bem nutridos, luzidios, e avantajados no tamanho conduzidos pelos lavradores produtores, a percorrer a aldeia para suscitar a curiosidade e o interesse dos potenciais compradores. Depois, seguiriam para o matadouro municipal para abate, e vendidos a retalho no talho local com referência ao nome do criador. Naqueles tempos, apenas um número reduzido de lares beneficiava do privilégio de adquirir carne de bife, ainda que por uma única vez em cada Páscoa.


   Atualmente, proliferam os anúncios da realização de almoços, maiores ou menores,  tendo em vista comer o "bife da páscoa", que se entende especial pela qualidade, sim, mas sobretudo pelo tamanho e pela quantidade. Contam-se estórias em que um só comensal chega a refastelar-se com uma dúzia e mais de "peças" apenas numa única refeição! Há gente para tudo...não será o caso dos comensais lanhesenses, mas quem lê jornais poderá amanhã, ou não, confirmar.


   No restaurante "Papagaio", de João Quintas, no Largo da Feira, estava hoje à mesa na sala rústica restaurada habitual um grupo misto bem composto por amigos e também por famílias. Repetem a iniciativa criada há alguns anos atrás, poucos, porque o espaço está acessível há relativamente pouco tempo. Não é o único local na Feira onde almoços idênticos estarão a decorrer, sendo comum encontrarem-se nos Restaurante Teresa ou Barril, no Tasco do Neu ou no Café do Berto, outros grupos ocupados na degustação do famoso e especial "bife".

   Bom proveito, a todos.










Fotos: doLethes 
Remígio Costa
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ONTEM E HOJE DA FESTA EM HONRA DE SANTO ANTÃO

                                                                    2024          Há uma diferença irreparável entre o que foi e agora não é...