domingo, 18 de novembro de 2018

FESTIVAL NO PAÇO DE LANHESES NO ENCERRAMENTO DO II ENCONTRO DOS PERCURSOS DO HOMEM E DO GARRANO.




                  Fernando e Ariana Bezerra, pai e filha, apaixonados por garranos



O encerramento do II ENCONTRO DO PERCURSOS DO HOMEM E DO GARRANO, que decorreu nos dias 16 e 17 de novembro, terminou em ambiente festivo no pátio exterior da Casa do Paço dos Condes de Almada, em Lanheses (Viana do Castelo), no qual foram mostrados vários exemplares da espécie semisselvagem equina do garrano, autóctone das regiões montanhosas do Minho e da Galiza, designadamente no nosso país no espaço entre a Serra d'Arga  e o monte de Santa Luzia.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a montar cavalos, cavalo e texto
   Com um I ENCONTRO levado a cabo em lulho de 2017, também em Lanheses, este evento que pretende universalizar o reconhecimento das especificidades do valor cultural da espécie, promovido pela Associação O Caminho do Garrano, é patrocinado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, tendo como co- associados no âmbito do projeto "Percursos do Homem e do Garrano", as Universidades de Kyoto e Sorbone bem como a participação da Universidade de Coimbra. O grande impulsionador da divulgação e luta pelo reconhecimento da espécie pré-histórica do garrano em França, deve-se ao professor da Universidade de Sorbone, Doutor Carlos Henrique Pereira, com ascendência familiar muito próxima em Lanheses.

Texto alt automático indisponível.
  
  No primeiro dia do evento que decorreu na Escola Secundária do Agrupamento Escolar de Lanheses foi inteiramente preenchido com um Seminário II, com a participação de alargado naipe de destacados conferencistas especializados no tema, em representação das Universidades de Coimbra/Kyoto, Santiago de Compostela, CIBIO, FCUL, presidente do Livro Genealógico da Raça Garrana, Horácio Faria, da CMVC, Universidade do Minho, Carlos Henrique Pereira, Professor Associado da Universidade Sorbonne Paris e Presidente fundador do Instituto do Cavalo e da Equitação Portuguesa de França e Professor de arte equestre de tradição portuguesa, e ainda investigador associado co-fundador do Horse Cognition Project – Universidade de Kyoto /Universidade de Sorbonne, tendo o fecho dos IV Painéis que enformavam este II Seminário feito por Cláudia Rachão, da Viana Equestre.

No encerramento estiveram presentes:
Célia Ramos, Secretária de Estrado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, José Maria Costa, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo,
Helena Freitas, Departamento de Ciências da Vida, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade de Coimbra
Ana Paula Vale, Diretora da Escola Superior Agrária, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e
Armando Loureiro, Diretor do Departamento de Conservação.


              D. Lourenço  d'Almada, o anfitrião e destacado promotor do evento, tendo a seu lado o representante da Câmara Municipal de Viana do Castelo, vereador Carlos Carvalhido no uso da palavra.


     D. Lourenço de Almada, titular da Casa d'Almada, em Lanheses, e presidente da Associação dos Percursos do Homem e do Garrano, é o dinâmico e apaixonado impulsionador desta importante iniciativa, tendo vindo a protagonizar ação relevante na valorização e expansão do conhecimento de uma espécie autóctone rara da região minhoto-galaica, tanto na ação como na produção de literatura informativa da existência da rara espécie.

   Na tarde do segundo e último dia do evento decorreu o Festival propriamente dito, com a apresentação de vários exemplares domesticados do invulgar equino, exibidos orgulhosamente pelos seus donos e tratadores, perante o agrado de algumas dezenas de assistentes.



                          A elegância da apresentadora e a nobreza do garrano

                                     Casa do Paço, fachada principal, séc. XVI

                                Desfile-





r


Público






Doutor Carlos Henrique Pereira, entre os tios Dário e Alcindo Pereira, à sua direita e esquerda, respetivamente.



                      Carlos Pereira e o tio Alcindo.










Fotos: doLethes
Remígio Costa

1 comentário:

  1. I was so happy to see this program because it demonstrated the true heart of Portugakl. I didn't comment before because I only just now found this page, but I hope to see more programs like this in the future. This is family oriented, a great project for all ages!

    ResponderEliminar

CABRITO "À TIA NINA"

                                     Em alguns textos publicados neste blogue tenho vindo a evocar a preparação da carne de cabrito em Lanhe...