quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

EROSÃO NA MARGEM DIREITA DO RIO LIMA.

     
         Tem vindo a acentuar-se progressivamente a erosão da margem direita do Rio Lima, entre o sítio da antiga passagem até perto da ponte, a juzante. Junto aos grandes carvalhos que se situam naquele ponto, na margem do caminho da lavoura que passa paralelo ao rio, as águas "comeram" já cerca de dez metros do paúl de areia que o limita, estando perto de chegar ao renque de árvores ali plantadas.

          Conhecido pela natureza tranquila das suas águas de que lhe advém a fama de "rio do esquecimento", o lendário Lethes, no decorrer deste inverno tão inusitadamente chuvoso nesta época, engrossa o caudal da massa líquida e a pressão que esta exerce sobre a frágil margem  arrasta consigo a areia de que é feita.


          O local carece de intervenção rápida e envolve meios e fundos que as entidades locais não têm forma de satisfazer, pelo que, só por iniciativa e responsabilidade dos serviços próprios da Câmara Municipal do concelho e dos organismos oficiais próprios, terão capacidade para eliminar esta situação a tempo de precaver danos ainda maiores do que já aconteceram até agora.

4 comentários:

  1. Eis aqui uma excelente oportunidade para os Lanhesenses arregaçarem as mangas, atirarem-se com afinco à obra e reabilitarem a margem do rio com infraestruturas dignas, o que a meu ver só trará benefícios para a freguesia! Podemos analisar esta questão por dois lados : 1º - Ou deixamos a Mãe Natureza tratar da situação (como está a tratar) e já sabemos de antemão que a solução será trágica, mesmo que no Verão, com maré baixa, no local citado já se disponha de um mini areal feito pela natureza, qual praia fluvial, ou em 2º - Lutemos afincadamente para um real beneficiamento da nossa margem de rio para que de uma vez por todas salvemos, o que a meu ver, ainda vamos a tempo de salvar e muito beneficiar! Posso dar como exemplo a margem do nosso rio na freguesia de Cardielos e a transformação que lá se deu! Está o rio de mãos dadas com a freguesia e util á mesma! Ofereço-me para a linha da frente para incetar esta batalha que sei de antemão, não será fácil! Aliás, desde tempos imemórios, as batalhas nunca foram fáceis!!!! Ficar de braços cruzados e a choramingar-"que é dificil"-é que não!!!! Pelo rio de Lanheses e toda a sua zona envolvente, vulgarmente chamada de "veiga" -FAÇO TUDO- !!!!!

    ResponderEliminar
  2. Sérgio Moreira

    Tenho dúvidas que a sua disponibilidade vá encontrar eco nas forças vivas da nossa localidade. Por outro lado, como digo, a obra a realizar exige meios consideráveis que não me parecem poder ser resolvidos pela vontade das populações.
    Não deixo passar, porém, em claro o seu exemplo de apego e carinho pela coisas desta terra, a qual, sendo de adopção é, ainda, mais apreciada.

    Boa semana para si e para os seus.

    ResponderEliminar
  3. @Sérgio Moreira,

    qualquer intervenção em margens de rios SÓ pode ser feita por entidades competentes, e SÓ após o estudo de impacto ambiental.


    Eu, já há muito acompanho a erosão das margens nessa zona, e confesso que com muito agrado.
    O rio está a fazer o trabalho da competência da junta de freguesia:
    - A interdição dos automóveis fora do caminho. Finalmente vão acabar os preservativos, papeis e pontas de cigarro!

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo

    Conheço perfeitamente a legislação no que toca a rios, albufeiras e até mares. Aliás basta consultar um dos vários sites, como a -ARH NORTE- que estuda e coordena as bacias dos nossos rios a norte. E não é assim tão complicado, como supostamente as pessoas pensam. É moroso, mas neste país, o que não é?

    Está portanto, a seguir uma linha de pensamento que a meu ver não deve. Deve sim, seguir outra. Se todos pensarmos assim, em breve não teremos margem de rio para nosso gaudio e acredite...os preservativos, papeis e pontas de cigarros se tiverem de continuar a aparecer, aparecerão noutro lado qualquer...ou nesta ou noutras margens!!! Continuo a dar como exemplo a margem de rio na freguesia de Cardielos! Penso que o nosso raciocínio, enquanto Lanhesenses, deverá seguir nesta direcção!

    Bem haja!

    ResponderEliminar

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...