sábado, 26 de julho de 2025

URBANIZAÇÃO CASAL MAIOR

 

                                Lançada a primeira pedra da construção das habitações no Lugar de Casal Maior, é um  passo importante para concretizar a sua edificação. A localização do espaço onde as habitações irão ser erguidas abrange um terreno com vista ampla pelas redondezas, a pequena distância do maior povoado da Freguesia, com acesso aberto por todos os pontos cardeais, sendo que é no lado direito à entrada da Travessa de Casal Maior, de sul para norte, onde se situarão as habitações, com cruzamento com a Rua Central junto do estádio do UDL.

 






Fotos e texto:

Remígio Costa

sexta-feira, 25 de julho de 2025

ANDORES DA SOLENE E IMPONENTE PROCISSÃO DA FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES NA VILA HISTÓRICA DE LANHESES


                Pelas 17:00h de domingo dia 27 do corrente mês de julho, decorre a Solene e Majestosa Procissão da Festa em Honra do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades, a qual está a decorrer até o dia 3 de agosto, na Vila Histórica de Lanheses, concelho e distrito de Viana do Castelo. 

                A Procissão é o ex-libris do laborioso e completo Programa das festividades, pela composição e representação em quadros e andores de figuras bíblicas escrupulosamente apresentados, da representação das Confrarias, educadoras da doutrina cristã a grupos de crianças, múltiplas alusões bíblicas com adultos e jovens, grupos de lavradeiras usando as vestes tradicionais da Mulher do Minho, dos mordomos que transportam aos ombros os andores, o Mordomo da Cruz do ano e o que lhe vi suceder, figuras públicas da administração local e concelhia e da segurança pública, o séquito do Pálio onde o sacerdote da Paróquia leva o Cálice, os membros da organização e responsabilização da Festa em curso, D. Lourenço de Almada, representante da Casa do Paço, terminando com um numeroso número de fiéis concentrados nos Poderes Divinos de que foram contemplados ou rogam para o ser, seguidos de interpretações musicais por parte de uma Banda de música.

                 O desfile demora cerca de uma hora e trinta minutos, percorrendo uma distância de cerca de 1km e meio, num itinerário de ida e volta que percorre a Rua da Corredoura, a Alameda 25 de abril, a rua dos Condes de Almada, o Largo Capitão Gaspar de Castro (Centro cívico), retomando a oriente o caminho do regresso À Igreja paroquial.

                 ANDORES.

             1.-SANTA EULÁLIA PADROEIRA DA VILA HISTÓRICA DE LANHESES

 
 
2.-NOSSA SENHORA DAS DORES
3.-NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DA FREGUESIA DE GERAZ DO LIMA
4.-NOSSA SENHORA DA LAPA
5-NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (V.H. Lanheses)
5.- SENHOR DOS PASSOS
6. JESUS CRISTO  CRUCIFICADO
7.- 1 -NOSSO SENHOR DAS NECESSIDADES
 
7.-(2) - NOSSO SENHOR DAS NECESSIDADES







                                                    VISTA GERAL DA IGREJA



Fotos e texto 

Remígio Costa


NÃO SOU FOTÓGRAFO. FAÇO FOTOGRAFIA.

 
 
 
  Gosto de fotografar,

                            Aqui e em qualquer lado;

                            O que mais me interessar 

                            Na foto fica gravado.

                             

                            Esta que aqui publico

                            Não é da minha autoria;

                            Nem sei o que pensa o tipo

                            Que atrás de mim refletia.

                         

R.C.


LANHESES ESTÁ EM FESTA E O CALOR NA NOITE APERTA

 

  

                Dia 25 de julho, sexta-feira:

 - 22:00h - Arraial à luz das estrelas com atuação do Grupo Musical TOP 5, no palco do recinto da Festa.

                  A não perder.

Foto: 

Remígio Costa

quinta-feira, 24 de julho de 2025

O MEU NOME É R-E-M-Í-G-I-O E O TEU QUAL É?

 


                          O MEU NOME É REMÍGIO E O TEU QUAL É?

 

O meu nome é Remígio!

Assim fui eu batizado.

Não soa bem ao ouvido

Mas disso não sou culpado.

 

Pessoas com este nome

São raras em Portugal.

O facto não me consome

Nem me causa qualquer mal.

 

Do nome não sou culpado

Nem São Remígio, o Santo,

Que da mísula foi tirado

Das Igrejas, sob espanto.

 

Sua Santidade, o Bispo,

Jovem Remy, francês gaulês,

Levou pagão Clóvis a Cristo

E deixou de ser soez.

 

Expandiu-se pela França

O nome Remy, do Santo.

Portugal é terra santa,

São Remígio não é tanto.

 

Forçado a sublinhar

O nome que acima disse,

Citando-me, vou soletrar

R-e-m-í-g-i-o, que se ouvisse!

 

Remígio Costa

24.07.2025

DROGARIA TONINHO, NO LARGO A UM CANTINHO.

 

              Está aberta há já alguns anos num cantinho recatado no início da rua de Agra de Cima, a nascente-sul do Largo Capitão Gaspar de Castro, a DROGARIA TONINHO, onde se pode adquirir tudo o que se necessita tanto numa casa de aldeia como de qualquer povoado, desde máquinas, ferragens, ferramentas, material elétrico e de pichelaria, mas também redes para vedações, tubos, torneiras, mangueiras, baldes, gás, parafusos, pregos, lixa, martelos, colas, enfim, o que é corrente e necessário, e podendo o fregês contar com um atendimento de referência, solicito e rápido.

             António Oliveira, natural de Lanheses, conhecido por Toninho desde que na antiga Casa de José Martins Agra, ainda moço de escola deu início à sua atividade de caixeiro, passou depois a desempenhar idênticas funções na loja de Mário Agra, esta no Centro Cívico, lado norte, do Largo Capitão Gaspar de Castro, onde se manteve até ao encerramento definitivo da loja de ferragens. A partir daí, tomou a iniciativa de se instalar por conta própria num espaço devoluto que tinha servido de armazém da casa onde trabalhava, mas, não obstante a sua persistência, não lhe foi concedida licença para se instalar num local considerado sem condições básicas para o fim em vista.

           Foi então que, beneficiando da saída da casa de eletrodomésticos TIEN21, que há tempo lá funcionava para outra mais ampla e central, também no Largo da Feira, o Toninho encontrou o espaço ideal para lá instalar o seu comércio, à entrada da Rua Agra de Cima, no prédio que à direita faz esquina na citada rua, onde se mantém até hoje com o estabelecimento que procurava.

         António Oliveira granjeou na comunidade local uma aura de simpatia e excelência de procedimento, honesto e  prestável. Tinha (tem) uma paixão inabalável pela prática de futebol, tendo sido jogador do Grupo Desportivo da Casa do Povo e do União Desportiva de Lanheses (UDL), na posição de defesa direito durante vários anos.

        O que não coube no texto acima, vem nas fotos abaixo publicadas.

               Rua Agra de Cima, do lado direito O TONINHO
 
                           INÍCIO, A N, DA RUA DA AGRA







Remígio Costa 

Texto e fotos

        

FESTA DO SENHOR DO CRUZEIRO E DAS NECESSIDADES - QUINTA-FEIRA, DIA 24

 

 

                                         P R O G R A M A  para hoje: dia 24 de julho


                           


Remígio Costa

terça-feira, 22 de julho de 2025

ÁGUA-ARRIBA "RAINHA D.TERESA" PRESTES A NAVEGAR EM PONTE DE LIMA

     


     Está em vias de ser lançado à água no rio Lima na Vila de Ponte de Lima, mais uma versão dum barco água-arriba ao qual já foi dado o nome de "Rainha D. Teresa", em homenagem à Rainha que concedeu a elevação a Vila de Ponte de Lima, em 4 de março de 1125, faz 900 anos! 

    A construção deve-se, tal como a do anterior água-arriba batizado como "Ponte de Lima" ainda em permanente atividade, aos lanhesenses Mestre CANINHAS, coadjuvado pelo seu amigo Amélio Pereira, com a anuência e  apoio da Câmara Municipal da bela Vila limana que não pretende ser cidade. 

   Manuel João, universalmente tratado por "CANINHAS" desde a puberdade, é artesão por gosto e paixão. Iniciou a sua aprendizagem numa oficina de ferragem, mas, à medida que ia crescendo e praticando, multiplicou as suas aptidões naturais pelos mais diversos e relevantes ofícios, inicialmente na terra da sua naturalidade,e, posteriormente, na situação de emigrante ao longo de muitos anos. Foi suficientemente compensado pela qualidade e pluralidade dos serviços prestados, fruindo atualmente em ambiente familiar vida estável visivelmente estável.

    É, presentemente, uma das figuras notáveis da comunidade lanhesense, pelo reconhecimento das suas qualidades funcionais e da aceitação que merece e lhe concedem os muitos amigos seus conterrâneos.

  



 




   







 


 Remígio Costa 

Texto e fotos

22.07.2025

 

segunda-feira, 21 de julho de 2025

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE CASAS A CUSTO CONTROLADO EM LANHESES

            Decorreu no sábado dia 19 de julho corrente, na freguesia da Vila Histórica de Lanheses o lançammento da primeira pedra do projeto de construção de dois blocos habitacionais de habitação com 36 casas ao abrigo do Estatuto Cooperativo, cujo investimento global atinge o valor global de 5,5 milhões de euros. Este empreendimento situa-se no centro populacional da Freguesia, no Lugar de Casal Maior, no terreno a sul do estádio do União Desportiva de Lanheses (UDL), sendo a maioria dos fogos "primeira habitação" para residentes, no âmbito do sistemas cooperativo do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana, "em que o fogo de habitação é transmitido ao cooperador através de um contrato de compra e venda" (JN sic). 

            De acordo com as informações prestadas ao Jornal de Notícias por Albano Martins,“o local e terreno foram encontrados num espaço central de excelência de Lanheses". Neste momento, adiantou, “está a decorrer na câmara o projeto de licenciamento, estando já aprovado o projeto de arquitetura para a construção” das referidas primeiras 36 habitações.A construção será financiada por uma instituição bancária. 

           O Presidente da Junta de Freguesia da Vila Histórica de Lanheses, Filipe Rocha, acompanhou o ato do lançamento da primeira pedra. (Estas informações foram colhidas de uma reportagem constante do Jornal de Notícias-JN)

 Remígio Costa

43º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE DA CASA DO POVO DA VILA HISTÓRICA DE LANHESES

   A Casa do Povo de Lanheses, faz convite em geral para assistir ao 43º Festival Internacional de Folclore, que se realiza na Casa do Paço da Vila Histórica de Lanheses, no dia 2 de agosto, pelas 21H.

O evento conta com a participação dos seguintes grupos:

Rancho Folclórico do Centro de Trabalhadores do Areinho - Vila Nova de Gaia;

 

Agrupación Folclórica Chajoigo - Ilhas Canárias (Tenerife);

 

Rancho Folclórico “As Cabacinhas” de Santiago - Viseu;

 

American Rhythm Folk Ensemble - EUA (Utah)

e,

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lanheses.

 

A entrada é gratuita.

 

Remígio Costa 


 

URBANIZAÇÃO CASAL MAIOR

                                   Lançada a primeira pedra da construção das habitações no Lugar de Casal Maior, é um  passo importante par...